Diário Mais

Nasa encontra asteroide que pode destruir a Terra e divulga uma possível data

Relatório da agência espacial explica como está o processo de analise do asteroide que poderá acabar com a raça humana

Gabriel Fernandes

Publicado em 14/09/2024 às 10:30

Compartilhe:

O asteroide Bennu pode fazer uma visita à Terra em um futuro próximo / Divulgação/Nasa

Segundo informações da Nasa, o asteroide Bennu pode fazer uma visita à Terra em um futuro próximo. Viajando pelo espaço a cerca de 100 mil km/h, seu choque contra o nosso planeta será tão forte que causaria a extinção imediata. 

No relatório, a agência cita que existe uma chance "extremamente pequena" da queda acontecer e que se caso a rocha gigante passe pelo "buraco de fechadura gravitacional", ela resultará no fim da raça humana. A equipe ainda prevê que este cenário pode acontecer exatamente em 24 de setembro de 2182, mas as chances para isso se concretizar são de 0,057%. 

Caso a colisão aconteça, o asteroide soltará uma energia equivalente a 70 mil bombas atômicas, abrindo uma cratera de cinco quilômetros de diâmetro, segundo os últimos cálculos da Nasa. 

Porém, a própria gravidade da Terra ainda pode alterar a trajetória de sua rota, mas ainda é necessário calcular qual seria este novo caminho. 

Com o intuito de fazer um trabalho de mapeamento para estudar o seu possível perigo, a Nasa enviou para o Bennu a sonda OSIRIS-REx, em 2016. Após viajar pelo espaço durante 27 meses, ela chegou ao asteroide em dezembro de 2018, onde permanece até então.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira os números sorteados na Lotofácil no concurso 3197, nesta terça (17)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

Cotidiano

Confira os números sorteados na Timemania no concurso 2144, nesta quinta (12)

O prêmio é de R$ 2.200.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter