Bradley Cooper em cena de 'Sniper Americano' / Warner Bros Pictures/Divulgação
Continua depois da publicidade
Oscar e injustiça são duas palavras que andam juntas. Desde os primórdios da principal premiação do cinema, muitos sabem que existem artistas que a própria Academia já demonstrou indiretamente não gostar, como são os casos de Sylvester Stallone, Jim Carrey, Amy Adams, Glenn Close, Tom Cruise e Adam Sandler. Para esconder um pouco dessa atmosfera negativa, estes nomes acabam ganhando o chamado Oscar Honorário, que entra como um prêmio pelo conjunto da carreira, como ocorreu com Jackie Chan em 2016.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Também existem situações em que os atores figuram na lista final de possíveis vencedores,mas nunca conseguiram vencer. Uma das situações mais emblemáticas aconteceu com a veterana Glenn Close, que apesar de ser nomeada em oito oportunidades jamais recebeu a estatueta.
É neste cenário que o Diário do Litoral separou uma breve lista com os cinco atores mais indicados ao Oscar e que nunca venceram o prêmio. Vale destacar que alguns deles assinam também como produtores, fazendo seu número de nomeações aumentarem, por conta da participação na categoria de melhor filme.
5 - Michelle Williams (5 Indicações)
Cada vez mais presente em várias produções em Hollywood, de "Venom" até "Manchester a Beira Mar", Williams já recebeu cinco indicações ao Oscar, inclusive por papéis marcantes como da grandiosa Marilyn Monroe.
Continua depois da publicidade
Nomeações como atriz: "Os Fabelmans", "Sete Dias com Marilyn", "Namorados para Sempre";
Nomeações como atriz coadjuvante: "Manchester à Beira-Mar" e "O Segredo de Brokeback Mountain".
4 - Amy Adams (6 Indicações)
Considerada a versão feminina de Leonardo DiCaprio (que curiosamente fez par amoroso com ela em "Prenda-me Se For Capaz", sua grande estreia nos cinemas), Adams recebeu seis indicações nas categorias de atuação. Mas diferente dos casos mencionados, não chegou a ser favorita em nenhuma edição do maior evento de premiação do mundo.
Talvez a hora dela ainda chegue nos próximos anos.
Nomeações como atriz: "Trapaça";
Nomeações como atriz coadjuvante: "Retratos de Família", "Dúvida", "O Vencedor", "O Maestro" e "Vice".
3 - Glenn Close (8 Indicações)
Continua depois da publicidade
Muitos acharam que ela era a recordista de indicações sem vitórias, mas o nome posterior conseguiu bater uma das principais veteranas do cinema. Era quase certo que ela venceria por "A Esposa", em 2019, mas acabou inesperadamente perdendo para Olivia Colman em “A Favorita”. Provavelmente ela consiga um Oscar honorário em breve.
Nomeações como atriz: “A Esposa”, “Albert Nobbs”, “Ligações Perigosas”, “Atração Fatal”;
Nomeações como atriz coadjuvante: “Era uma vez um Sonho”, “Um Homem Fora de Série”, “O Rencontro” e “O Mundo Segundo Garp”.
2 – Peter O’Toile (8 Indicações)
Assim como Glenn Close, O’Toile, que faleceu em 2013, recebeu oito indicações ao principal prêmio do cinema. Em 2003, a Academia resolveu dar um Oscar honorário para o protagonista de “Lawrence da Arábia”, que chegou a não querer o prêmio receber por ainda “estar na ativa”.
Indicações como ator: “Uma Cara Muito Baratinado”, “O Substituto”, “A Classe Governante”, “Adeus, Mr. Chips”, “O Leão no Inverno”, “Becket, O Favorito do Rei” e “Lawrence da Arábia”;
Indicações como ator coadjuvante: “Venus”
1 - Bradley Cooper (12 Indicações)
Já está quase certo que ele não receberá nenhum prêmio por "Maestro", na noite de 10 de março. Por conta disso, Cooper terá emplacado 12 vezes que foi indicado, seja como produtor, ator e roteirista, mas sem sucesso em nenhuma delas.
Continua depois da publicidade
Nomeações como ator: "O Lado Bom da Vida", "Trapaça", "Sniper Americano", "Nasce Uma Estrela", "Maestro";
Nomeações como produtor: "Sniper Americano", "Nasce Uma Estrela", "Coringa", "O Beco do Pesadelo", "Maestro";
Nomeações como roteirista: "Nasce Uma Estrela" e "Maestro".
Continua depois da publicidade