Muitas inverdades rodeiam o vinagre, alimento milenar adorado por milhares de pessoas / Foto de Ron Lach/Pexels
Continua depois da publicidade
O bom e velho vinagre, disponível em várias embalagens e de vários tipos, é sempre tema de muitas discussões sobre ser "milagroso" para diversos tipos de doença, ajudar a emagrecer e tudo mais. Porém, muitas teorias espalhadas sobre esse alimento milenar são falsas e não trazem nenhuma comprovação científica.
Abaixo veremos 4 mitos sobre o vinagre para você não deixar se enganar.
Continua depois da publicidade
Isso não é verdade. O poder milagroso do emagrecimento está atrelado ao vinagre de maçã, mas não há, até o momento, nenhuma comprovação científica sobre isso. E quem garante é a Dra. Thaís Barca, nutricionista esportiva e funcional graduada em nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e pós-graduada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao portal National Geographic Brasil.
A profissional afirma que sem uma reeducação alimentar e a prática de atividades físicas, o vinagre de maçã em nada ajuda na perda de peso. Como um complemento, tudo bem, ele serve, mas não como o principal responsável por algum emagrecimento.
Continua depois da publicidade
Isso também não é verdade. Barca também é categórica ao dizer que nenhum estudo científico ou publicação médica, até agora, aponta indícios de que o vinagre tem o poder de curar alguns tipos de tumores malignos. Apesar de ser rico em antioxidantes, o vinagre não pode ser citado como um alimento de previna ou combata o câncer.
Outra inverdade publicada na internet. A nutricionista explica que o vinagre só consegue limpar ou desinfetar as partes mais superficiais dos alimentos, e não os microrganismos que possam estar instalados nas frutas, legume ou verduras. Para isso é importante usar os desinfetantes para alimentos, como o hipoclorito de sódio (solução a 1%).
Cuidado, a coisa não funciona bem assim. Barca explica que alguns estudos até indicam que o vinagre, atrelado a mudanças saudáveis nos hábitos de vida e alimentares pode sim ajudar a diminuir a pressão arterial e a controlar o colesterol ruim, mas esses efeitos ainda carecem de mais estudos e publicações médicas. Ou seja, tudo é muito contraditório.
Continua depois da publicidade
Em um artigo da Universidade de Medicina de Chicago, escrito pelo médico gastroenterologista Edwin K. McDonald, ele afirma que não é correto dizer que o vinagre é um aliado no combate à hipertensão e ao colesterol mais perigoso, o LDL.
Aliás, o SUS registrou um aumento de 50% no número de pacientes que sofrem com o colesterol alto, conforme texto que publicamos aqui no DL.