Diário Mais

Mudanças climáticas atingirão SP e litoral, com calor de 150 dias e tempestades

Dados são de um estudo feito pelo Instituto Geológico e Cetesb, e divulgado pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 27/07/2024 às 08:25

Compartilhe:

SP e litoral do estado devem sofrer com o clima até 2050, diz estudo / Foto de Daniel Buchmaier/Pexels

A cada novo estudo publicado sobre as mudanças climáticas e suas consequências, a preocupação aumenta. É evidente que a natureza está mais severa e que os eventos estão se comportando de maneira mais agressiva, com enchentes, terremotos, furacões fora de época e temperaturas extremas. E uma nova pesquisa divulgada pela APqc aponta cenários preocupantes até 2050 no Estado de SP e litoral.

O estudo indica uma diminuição no volume de chuvas normais de épocas específicas, e um aumento de temporais severos e com potencial catastrófico no litoral. Ou seja, a falta de água, até 2050, pode ser um fator de grande preocupação em SP, já que a água é elemento fundamental para a sobrevivência humana.

As ondas de calor também ganharão mais força até 2050, segundo o mesmo estudo, podendo durar até 150 dias com temperaturas muito altas em todo o Estado. Um risco grave para crianças e idosos, diga-se de passagem, que são mais vulneráveis aos extremos.

O estudo é assinado por Gustavo Armani e Nádia Lima, do Instituto de Pesquisas Ambientais; Maria Fernanda Pelizzon Garcia, da Cetesb; e Jussara de Lima Carvalho, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP.

Em outro estudo recente a NASA já havia dito que o Brasil tem tudo para ficar inabitável até 2070, se nada for feito para frear o aquecimento global.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Contraponto

Candidata a vereadora promete dar atenção às famílias com crianças autistas e outros assuntos

Nina Barbosa garante que, se eleita, este será um dos primeiros projetos a serem trabalhados na Câmara

Cotidiano

Crianças se arriscam mergulhando em obras de piscinão em Guarujá, no litoral de SP

Reportagem tomou conhecimento da situação por conta de um vídeo feito por moradores do entorno

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter