Às soluções para esse problema do futuro já são conhecidas / Pexels
Continua depois da publicidade
O fundo do Oceano Atlântico pode ter um colapso e trazer consequências inimagináveis para o planeta Terra, incluindo o Brasil.
Pesquisadores alertam para uma possibilidade real de um problema na Circulação Meridional do Atlântico (AMOC). Ela se trata de uma corrente oceânica responsável pelo equilíbrio climático.
Assim sendo, ela transporta água quente dos trópicos no norte do Atlântico e a devolve em uma temperatura menor para o sul.
Porém, o derretimento acima da média das geleiras na Groenlândia, o aumento das chuvas e os escoamentos fluviais estão diluindo a salinidade necessária para ela acontecer.
É diante dessa questão que o problema nasce. As chuvas da Amazônia e do nordeste podem ter mudanças severas, aumento de maneira desproporcional do período de estiagem. Isso mudaria o ecossistemas e a produção agrícola de inúmeros locais, como na Europa.
Às soluções para esse problema do futuro já são conhecidas: redução de emissões de gases de efeito estufa, restauro de ecossistemas degradados e adotar políticas de adaptação.
Continua depois da publicidade