Motos terão algumas mudanças em relação aos veículos / Giorgio de Angelis/Pexels
Continua depois da publicidade
Na última segunda-feira (14), foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) novas regras para o os pedágios "free flow", onde o texto substitui o conjunto de normas aprovadas em 2022, que está em vigor desde o começo do ano passado.
Mesmo com as novas regras facilitando ainda mais a comunicação entre os usuários e o uso do sistema de pedágio eletrônico, os motociclistas terão um tratamento diferente em relação aos veículos.
Continua depois da publicidade
Os condutores de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos não serão contemplados com o sistema free flow, pelo menos por enquanto. Nas rodovias onde há cobranças para motos, inicialmente será necessário parar em um dos guichês indicados para fazer o pagamento (em papel moeda ou de forma digital).
A decisão acontece, pois as fornecedoras de tags de cobrança ainda não possuem modelos específicos para motocicletas e quem as utiliza, normalmente adapta o modelo usado em um automóvel para a moto. Por isso, o Contran deixou de fora as motocicletas da regulamentação atual.
Continua depois da publicidade