Diário Mais

Motoristas de SP já recebem multa de radar que dá flagrante à 100 metros

Não tem como dar o 'migué' de diminuir a velocidade em cima do radar para acelerar logo depois de passar pelo aparelho

Da Reportagem

Publicado em 11/07/2024 às 13:20

Compartilhe:

Foto meramente ilustrativa / Foto de Rakesh Teja/Pexels

Um novo tipo de radar está sendo adotado rapidamente pelas cidades do País. O tipo doppler é uma medição conhecida em outros setores há décadas, mas agora está sendo usada para fiscalizar os mais abusados no trânsito.

O funcionamento é simples: o aparelho emite ondas eletromagnéticas contínuas que, quando rebatidas pelos veículos, mudam de frequência. Essa diferença de aumento ou diminuição das frequências permite aferir a velocidade e outros fatores. "Laços" virtuais servem de baliza para a medição.

O doppler permite identificar a velocidade à longa distância, podendo chegar a 100 metros antes ou depois do aparelho. Ou seja, não tem como dar o ‘migué’ de diminuir a velocidade em cima do radar para acelerar logo depois de passar pelo aparelho. É como se fosse um laço virtual. A cobertura chega a quatro faixas, sem espaço para alguém desviar delas.

Além da velocidade acima da máxima permitida, esse tipo de aparelho indica se o veículo está parado sobre a faixa de travessia de pedestres, avanço de sinal vermelho, andar na contramão e conversão proibida. Sem falar que conseguem detectar ainda o número de pessoas no modelo e infrações como o uso de celular.

E tem a vantagem de não precisar destruir o pavimento para ser instalado ou gerar obstruções de trânsito para manutenção. Por isso mesmo, os radares do tipo doppler são chamados de não intrusivos.

O nome de batismo é uma homenagem a Christian Andreas Doppler, físico austríaco que descobriu, ainda no século XIX, o efeito, descoberta compartilhada com o também físico Hippolyte Fizeau.

A instalação deste tipo de radar em São Paulo está sendo implementada e irá até o início do ano que vem para ter todos em operação. Na capital paulista, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), há sete radares do tipo em ação, não mais em período de testes.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Clássico 'Fantasmas Ainda Se Divertem' irá retornar aos cinemas; saiba quando

Warner fará reapresentação como parte de ação para lançamento da aguardada continuação

Economia

Vendas no Dia dos Pais devem ter aumento expressivo no litoral de SP

Mesmo quem está com problemas nas finanças pessoais não quer deixar a data passar em branco

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter