Centro de Controle e Prevenção dos Estados Unidos alerta que o mosquito também é responsável por mais doenças e mortes que qualquer outro animal no planeta / Divulgação
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (20) é considerado o Dia Mundial do Mosquito, marcado pela descoberta do médico britânico Ronald Ross, que em 20 de agosto de 1897 comprovou que as fêmeas do mosquito Anopheles eram as responsáveis pelos casos de malária registrados em humanos. O fato o deu o Prêmio Nobel de Medicina em 1902.
Por isso, desde então o intuito da data é relembrar a sua contribuição para o combate à malária e ampliar a consciencialização sobre outras doenças transmitidas por mosquitos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lista inclui ainda dengue, febre do Oropouche, chikungunya, zika e febre amarela.
Continua depois da publicidade
O Centro de Controle e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla original), alerta que o mosquito também é responsável por mais doenças e mortes que qualquer outro animal no planeta. Como forma de prevenção, é indicado o uso de repelentes e de calças e camisas de manga comprida, além do controle de mosquito em ambientes internos e externos.
Caso você esteja com alguma das doenças mencionadas, poderão ser encontrados os sintomas de febre alta e/ou persistente; dores musculares e nas articulações; manchas vermelhas (exantema); dor de cabeça ou atrás dos olhos; diarreia e/ou dor forte na barriga; pressão baixa; náusea e vômitos frequentes; agitação ou sonolência; sangramento espontâneo; diminuição da urina e extremidades frias.
Continua depois da publicidade
É recomendado procurar um médico ou unidade de saúde, e não ingerir medicações por conta própria.
Continua depois da publicidade