31 de Outubro de 2024 • 11:22
Diário Mais
O selo é atribuído anualmente a praias, marinas e embarcações de turismo que cumprem critérios de preservação ambiental
A Dársena Voga Marine, reconhecida pelo Programa Bandeira Azul, cumpre os critérios de responsabilidade ambiental / Reprodução/Site Dársena Voga Marine
Na segunda quinzena de outubro, a Fundação para Educação Ambiental (FEE, em inglês) elencou duas marinas de Ubatuba, no litoral norte de SP, dentre as 11 reconhecidas na temporada 2024/2025.
A ONG dinamarquesa responsável por conceder o selo internacional de qualidade ambiental, denominado Bandeira Azul, considera Dársena Voga Marine e Centro Náutico Kauai como as marinas merecedoras do selo na cidade de Ubatuba.
Atribuído anualmente a praias, marinas e embarcações de turismo que cumprem critérios de qualidade da água, segurança, educação ambiental, conservação do meio ambiente e gestão ambiental, esta foi a primeira vez que a cidade apareceu no ranking.
A lista já conta com a Praia do Tombo, no Guarujá, na categoria praias, e o Iate Clube Santos, também no Guarujá, na categoria marinas, como representantes do litoral de São Paulo.
Ao exigir o cumprimento de critérios rigorosos, que incluem gestão de resíduos, controle de poluição e proteção da biodiversidade, a ONG contribui diretamente para a conservação das áreas costeiras e da vida marinha, alinhando-se com o ecossistema rico e diversificado da região.
A Dársena Voga Marine, reconhecida pelo Programa Bandeira Azul desde 2018, cumpre os critérios de gestão e responsabilidade ambiental, como o tratamento adequado de resíduos, sistema de educação ambiental e envolvimento com a comunidade local, reforçando o compromisso da marina com a preservação do ecossistema.
Já a primeira marina do Litoral Norte a conquistar a certificação Bandeira Azul foi o centro Náutico Kaua’i, reforçando o compromisso com o ecossistema local e a qualidade de seus serviços para clientes e turistas.
Para receber o selo Bandeira Azul, a marina precisa atender a critérios rígidos de sustentabilidade e qualidade, divididos em quatro principais categorias: educação e informação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água.
O objetivo do selo é conscientizar a população e os tomadores de decisão sobre a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro.
Cotidiano
As inscrições seguem até sexta-feira (1/11) ou enquanto durarem as vagas
Cotidiano
O programa visa diminuir o déficit habitacional da cidade de Praia Grande