Nokia 'tijolão' tem legião de fãs por sua durabilidade / Divulgação
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Quando ‘tudo era mato’ na era tecnológica, a opção de celular mais moderna era um modelo quadrado, pesado e com funcionalidades específicas como fazer ligações, enviar SMS e jogar o Jogo da Cobrinha. Você pode não saber do que esta repórter está falando, mas quem viveu os anos 2000 vai lembrar dos famosos ‘tijolões inquebráveis’ da Nokia.
Pois a marca, agora pertencente a Microsoft, está retornando ao mercado global de smartphone após mais de 20 anos de altos e baixos. Com a chegada do iPhone, em 2007, a marca rolou ladeira abaixo e não conseguiu mais se consolidar no mercado. O que pode estar mudando em tempos de ‘low profile’.
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A Nokia foi adquirida pela Microsoft em 2013, o que na época parecia ser o ponto final de uma era para a empresa. A participação de mercado da Nokia despencou drasticamente, passando de 49,4% para um humilde 3%. Contudo, tendências recentes indicam uma mudança no comportamento do consumidor, o que pode favorecer o ressurgimento da marca.
A durabilidade dos celulares antigos da Nokia conquistaram uma legião de consumidores fiéis e nostálgicos. E em uma era de digitalização intensa e conectividade permanente, a preocupação com a saúde mental e a dependência de redes sociais - chamada nomofobia - está motivando os usuários a optarem por alternativas mais simples e funcionais.
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Este é o espaço que a Nokia de 2025 pode ocupar. O mercado tem visto um aumento na demanda por dispositivos com menos funcionalidades sociais, mas que ofereçam comunicação eficiente e praticidade.
A nostalgia já fez outras marcas retornarem ao mercado. Uma marca japonesa, que fez história no Brasil nos anos 90, também resolveu ressurgir. Assim como a TecToy, marca de eletrônicos famosa que 'voltou' forte para o mercado.
Com certeza, este retorno apresentará desafios significativos para a Nokia. A empresa terá que apostar na nostalgia de seus modelos antigos com as demandas atuais por conectividade e funcionalidades modernas. Até porque, concorrer com gigantes como Samsung e Apple exigirá estratégias focadas em qualidade, confiabilidade e preço acessível.
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A Nokia precisará não apenas reconquistar sua base fiel de consumidores, mas também atrair novos usuários que busquem simplicidade, sem comprometer a conectividade necessária na era digital atual.
Em alguns lugares do mundo, já é possível escolher o famoso ‘tijolão’ como celular preferido. O famoso modelo 3210 pode ser encontrado em países como Reino Unido por 74 libras.
Mas e você? Trocaria um smartphone moderno para um modelo mais simples e com menos funcionalidades sociais?