Diário Mais

Marca de celular 'tijolão', famoso nos anos 2000, volta ao mercado

Após duas décadas de altos e baixos, Nokia faz a alegria dos fãs do celular 'inquebrável'

Luana Fernandes

Publicado em 09/02/2025 às 16:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nokia 'tijolão' tem legião de fãs por sua durabilidade / Divulgação

Continua depois da publicidade

Quando ‘tudo era mato’ na era tecnológica, a opção de celular mais moderna era um modelo quadrado, pesado e com funcionalidades específicas como fazer ligações, enviar SMS e jogar o Jogo da Cobrinha. Você pode não saber do que esta repórter está falando, mas quem viveu os anos 2000 vai lembrar dos famosos ‘tijolões inquebráveis’ da Nokia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Pois a marca, agora pertencente a Microsoft, está retornando ao mercado global de smartphone após mais de 20 anos de altos e baixos. Com a chegada do iPhone, em 2007, a marca rolou ladeira abaixo e não conseguiu mais se consolidar no mercado. O que pode estar mudando em tempos de ‘low profile’.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PlayStation: entenda a origem e a evolução dos principais personagens da marca

• Popular marca de sorvete volta com promoção dos palitos premiados; saiba mais

• Relembre a TecToy, marca famosa dos anos 90 e que 'voltou' forte para o mercado

A Nokia foi adquirida pela Microsoft em 2013, o que na época parecia ser o ponto final de uma era para a empresa. A participação de mercado da Nokia despencou drasticamente, passando de 49,4% para um humilde 3%. Contudo, tendências recentes indicam uma mudança no comportamento do consumidor, o que pode favorecer o ressurgimento da marca.

Mas por que a Nokia vai ressurgir das cinzas?

A durabilidade dos celulares antigos da Nokia conquistaram uma legião de consumidores fiéis e nostálgicos. E em uma era de digitalização intensa e conectividade permanente, a preocupação com a saúde mental e a dependência de redes sociais - chamada nomofobia - está motivando os usuários a optarem por alternativas mais simples e funcionais.

Continua depois da publicidade

Este é o espaço que a Nokia de 2025 pode ocupar. O mercado tem visto um aumento na demanda por dispositivos com menos funcionalidades sociais, mas que ofereçam comunicação eficiente e praticidade.

A nostalgia já fez outras marcas retornarem ao mercado. Uma marca japonesa, que fez história no Brasil nos anos 90, também resolveu ressurgir. Assim como a TecToy, marca de eletrônicos famosa que 'voltou' forte para o mercado.

Será que vai ser fácil para a marca do ‘tijolão’

Com certeza, este retorno apresentará desafios significativos para a Nokia. A empresa terá que apostar na nostalgia de seus modelos antigos com as demandas atuais por conectividade e funcionalidades modernas. Até porque, concorrer com gigantes como Samsung e Apple exigirá estratégias focadas em qualidade, confiabilidade e preço acessível.

Continua depois da publicidade

A Nokia precisará não apenas reconquistar sua base fiel de consumidores, mas também atrair novos usuários que busquem simplicidade, sem comprometer a conectividade necessária na era digital atual.
Em alguns lugares do mundo, já é possível escolher o famoso ‘tijolão’ como celular preferido. O famoso modelo 3210 pode ser encontrado em países como Reino Unido por 74 libras. 

Mas e você? Trocaria um smartphone moderno para um modelo mais simples e com menos funcionalidades sociais? 
 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software