Diário Mais

Mar avança sem freio e cidades litorâneas brasileiras terão sequelas trágicas

Estudo assinado pelo renomado cientista Paul Bierman revela diagnóstico climático preocupante

Jeferson Marques

Publicado em 22/01/2025 às 12:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Novo estudo indica que o oceano está avançando cada vez mais / Foto de Stein Egil Liland/Pexels

Continua depois da publicidade

Um novo e preocupante estudo fez um dos maiores especialistas em clima do planeta, Paul Bierman, dar um conselho no mínimo indigesto: "Não comprem casas perto das praias, pois o oceano está subindo". Isso engloba todas as cidades litorâneas do Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, publicaram um estudo onde evidências consistentes mostram que a camada de gelo que cobre a Groenlândia derreteu completamente no passado, e deu lugar à paisagens secas e verdes.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quatro cidades do litoral de SP estão mais propensas a sofrer com avanço do mar; veja

• Vila do litoral de SP está sofrendo com o avanço do mar e chuvas recentes

• Cidade do litoral brasileiro decreta emergência devido ao avanço do mar; entenda

Os dados mostram que essa camada de gelo é muito mais fina e frágil do que se previa, o que coloca todo o campo científico mundial em alerta.

"Um novo derretimento faria o nível dos oceanos subir cerca de 6 metros. Imaginem vocês cidades que ficam próximas às encostas ou praias, em todo o mundo, com o mar ascendendo desta maneira? Elas ficarão submersas. Por isso, evitem comprar casas de praia ou perto delas", alerta Bierman.

Continua depois da publicidade

Não há uma estimativa exata do tempo que isso deve levar para acontecer, porém, sem a redução da emissão de gases do efeito estufa e sem medidas de controle do aquecimento global, não é difícil pensar que, em menos de 100 anos uma catástrofe possa ocorrer.

Recentemente os dados de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apontou que o nível dos oceanos subiu cerca de 20 cm de março de 1901 até o final de 2018. Um número assustador.

Outras análises recentes publicadas na renomada revista Nature Climate Change também apontam que a velocidade no derretimento das geleiras por conta do aquecimento do planeta é impressionante, e essa é a principal razão do mar está subindo e avançando tanto.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software