Diário Mais

Mais fortes? Veja o desempenho dos times paulistas nas competições nacionais

A série A tem 4 times paulistas. Dois estão na parte de cima da tabela. Na B, o Santos já praticamente garantiu o acesso

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 29/10/2024 às 12:39

Compartilhe:

Vira e mexe alguém aparece com a afirmação de que o paulistão é o estadual mais forte do Brasil, discussão que se potencializou com a fala de Tite feita no começo do ano, quando ainda treinava o Flamengo / Divulgação

Vira e mexe alguém aparece com a afirmação de que o Paulistão é o estadual mais forte do Brasil, discussão que se potencializou com a fala de Tite feita no começo do ano, quando ainda treinava o Flamengo. Ele disse que o Campeonato Carioca atual é o mais forte do Brasil, frase que causou polêmica e irritou muita gente, mas como se saíram os times paulistas nas competições nacionais neste ano, até o momento? 

Série A

A série A tem 4 times paulistas. Dois estão na parte de cima da tabela, o que pode ser um parâmetro para apontar que os times vão bem. Palmeiras luta pelo título, enquanto o São Paulo briga por uma vaga direta na Libertadores.  Em contrapartida, outros dois estão na parte debaixo da tabela e com chances reais de rebaixamento, o que pode nivelar os times do estado para baixo. O Bragantino vem fazendo força e conseguiu entrar na zona de descenso. O Corinthians, por sua vez, conseguiu sair dela depois de algum tempo.

Série B

Já na série B, o total de paulistas soma 7 e o cenário parece igual ao da série A. Três equipes vão muito bem, brigam pelo acesso e figuram na parte de cima da tabela. O Santos, praticamente garantido, o Novorizontino e o Mirassol têm chances reais de subir.  Mas, apesar do bom desempenho destes três, os outros 4 estão brigando contra o rebaixamento, com Guarani, Ituano e Botafogo bem ameaçados e a Ponte Preta também flertando com a Série C.

Série C

Na série C, os dois paulistas que começaram a competição foram até a segunda fase, aquela que pode garantir o acesso. A Ferroviária de Araraquara subiu, mostrando o bom desempenho dos paulistas e garantiu o acesso a série B de 2025, enquanto o São Bernardo ficou no quase, brigando com chances até o final, mas ficando na mesma divisão a qual começou o ano.

Série D

Na última divisão nacional, 4 clubes de São Paulo começaram a competição, mas nenhum deles conseguiu o acesso. Santo André e São José não passaram da primeira fase, vaga essa do time do Vale do Paraíba que poderia ser da Portuguesa Santista, que optou em jogar a Copa do Brasil. Água Santa caiu na segunda fase e o Inter de Limeira parou nas quartas de final.

Copa do Brasil

Na Copa do Brasil, nove times paulistas jogaram o certame. Portuguesa Santista e Ituano não passaram da primeira fase. O Água Santa e o São Bernardo chegaram até a segunda. O Botafogo foi até a terceira. O Bragantino e o Palmeiras caíram nas oitavas de final.  O São Paulo sucumbiu nas quartas. O Corinthians foi eliminado na semifinal.

Mas e aí ?

Como mostram os números, há times de São Paulo na parte de cima e na debaixo da tabela, sendo eliminados na primeira ou buscando o título e, talvez por isso, seja algo um pouco subjetivo dizer qual estado possui os times mais fortes do Brasil ou uma tarefa ingrata, polêmica e que cabe ao torcedor decidir. 

E você? Acha que os paulistas estão fazendo feio ou bonito nas competições nacionais?

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Exposição no litoral de SP propõe reflexão sobre corpo, história e espiritualidade

A exposição "Pedagogia Mineral" acontece em São Vicente, até a próxima quinta-feira

Cotidiano

Estudo lista cidades da região de Campinas com risco para desastres naturais; veja

Esses dados identificaram municípios que devem receber verba prioritária para ações de prevenção e combate a desastres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter