Diário Mais

Mais de 300 espécies de aves são avistadas em um dia em regiões da Mata Atlântica

Entre elas, também foram vistas espécias que estão ameaçadas de extinção

Gabriel Fernandes

Publicado em 22/10/2024 às 22:10

Compartilhe:

Entre as espécies avistadas está a Araponga / Anselmo d'Affonseca/INPA

No último dia 12 de outubro, diversos profissionais, organizações e observadores de aves participaram do October Big Day, um evento mundial de observação de aves. A iniciativa une biólogos, ornitólogos e amadores, para registrar o maior número de espécies avistadas em um único dia.

Em um período de 24 horas, foram avistadas 340 espécies de pássaros na Grande Reserva Mata Atlântica, uma área com cerca de 3 milhões de hectares, localizada entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

As observações aconteceram em diferentes municípios como Itanhaém, Cananéia, Barra do Ararapira, Antonina e Morretes (PR). Uma das entidades que se engajou na ação foi a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

A ação teve o apoio do ornitólogo Luciano Breves e o especialista em aves da Mata Atlântica, João Maria dos Santos, pelos quais auxiliaram na identificação de 42 espécies na Reserva Natural Guaricica, em Antonina (área mantida pela SPVS). Entre elas estão o tié-sangue (Ramphocelus bresilia), o suiriri (Tyrannus melancholicus), a saíra-sete-cores e o saí-azul (Dacnis cayana).

Durante o dia também foram avistadas espécies ameaçadas de extinção como o jaó-do-litoral (Crypturellus noctivagus), a araponga (Procnia nudicollis) e o tucano-do-bico-preto (Ramphastos vitellinus).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Veja tempo de espera na travessia de balsa nesta quarta-feira (23)

Tempo é considerado normal entre os usuários

Cotidiano

Filhote de urubu abandonado pelos pais é recolhido para tratamento no litoral de SP

Pela idade, ele ainda não consegue se virar sozinho

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter