Diário Mais

Maior túnel rodoviário do mundo é 16 vezes maior que o planejado para Santos-Guarujá

O túnel Santos-Guarujá vai facilitar a mobilidade de muitas pessoas e será uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil

Fábio Rocha

Publicado em 20/02/2025 às 18:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O maior túnel rodoviário já existente, o Túnel de Laerdal, na Noruega / Reprodução/Redes Sociais

Continua depois da publicidade

O projeto do túnel Santos-Guarujá promete ser uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil, com uma extensão submersa de 1,5 km. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A travessia entre as duas cidades do litoral paulista deve ser feita em cerca de cinco minutos, facilitando a mobilidade de quase 30 mil pessoas que, atualmente, dependem das balsas para realizar o trajeto. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Tarcísio confirma vinda de Lula para lançamento de edital do túnel Santos-Guarujá

• Obras do túnel Santos- Guarujá avançam após quase 100 anos; entenda

• Edital para Túnel Santos-Guarujá será publicado ainda este mês

Além disso, a expectativa é que o túnel receba um fluxo diário de aproximadamente 50 mil veículos.

Inclusive, o governador Tarcísio confirmou a vinda do presidente Lula para o lançamento de edital do túnel Santos-Guarujá.

Continua depois da publicidade

Apesar do desafio técnico envolvido na construção do túnel submerso, essa não será uma das maiores obras desse tipo no mundo. 

O maior túnel rodoviário já existente, o Túnel de Laerdal, na Noruega, é 16 vezes maior que o planejado para Santos-Guarujá. 

Com impressionantes 24,5 km de extensão, ele se tornou um marco da engenharia e um importante elo na Rodovia Europeia E16, que liga as cidades de Laerdal e Aurland.

Continua depois da publicidade

A travessia do Túnel de Laerdal leva cerca de 20 minutos de carro e foi projetada para oferecer conforto e segurança aos motoristas. 

Desde sua inauguração, em 2000, a estrutura é considerada um modelo de eficiência na engenharia de túneis. Além de sua funcionalidade, a construção também se destaca pelo design arquitetônico, que inclui iluminação diferenciada para reduzir a fadiga dos motoristas e criar uma experiência mais agradável durante o trajeto.

Outro diferencial do túnel norueguês é sua iluminação inovadora, com pontos ao longo do percurso que utilizam diferentes tonalidades de luz. 

Continua depois da publicidade

Esse aspecto, aliado à grandiosidade da estrutura, fez com que o túnel se tornasse também uma atração turística, recebendo visitantes curiosos para conhecer a obra de perto. Cerca de 4 mil veículos atravessam o túnel diariamente.

Já o túnel Santos-Guarujá, embora menor, terá um impacto significativo na mobilidade urbana da região. Atualmente, a travessia de balsa pode levar muito tempo, especialmente em horários de pico. 

Com a construção do túnel, a expectativa é de que a conexão entre as cidades seja muito mais rápida e eficiente. O projeto prevê um investimento de R$ 6 bilhões, tornando-se uma das obras mais ambiciosas do país.

Continua depois da publicidade

Com a expectativa de receber 50 mil veículos por dia, o túnel será essencial para desafogar o tráfego na região, trazendo benefícios tanto para moradores quanto para turistas.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software