O maior túnel rodoviário já existente, o Túnel de Laerdal, na Noruega / Reprodução/Redes Sociais
Continua depois da publicidade
O projeto do túnel Santos-Guarujá promete ser uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil, com uma extensão submersa de 1,5 km.
A travessia entre as duas cidades do litoral paulista deve ser feita em cerca de cinco minutos, facilitando a mobilidade de quase 30 mil pessoas que, atualmente, dependem das balsas para realizar o trajeto.
Continua depois da publicidade
Além disso, a expectativa é que o túnel receba um fluxo diário de aproximadamente 50 mil veículos.
Continua depois da publicidade
Apesar do desafio técnico envolvido na construção do túnel submerso, essa não será uma das maiores obras desse tipo no mundo.
O maior túnel rodoviário já existente, o Túnel de Laerdal, na Noruega, é 16 vezes maior que o planejado para Santos-Guarujá.
Com impressionantes 24,5 km de extensão, ele se tornou um marco da engenharia e um importante elo na Rodovia Europeia E16, que liga as cidades de Laerdal e Aurland.
Continua depois da publicidade
A travessia do Túnel de Laerdal leva cerca de 20 minutos de carro e foi projetada para oferecer conforto e segurança aos motoristas.
Desde sua inauguração, em 2000, a estrutura é considerada um modelo de eficiência na engenharia de túneis. Além de sua funcionalidade, a construção também se destaca pelo design arquitetônico, que inclui iluminação diferenciada para reduzir a fadiga dos motoristas e criar uma experiência mais agradável durante o trajeto.
Outro diferencial do túnel norueguês é sua iluminação inovadora, com pontos ao longo do percurso que utilizam diferentes tonalidades de luz.
Continua depois da publicidade
Esse aspecto, aliado à grandiosidade da estrutura, fez com que o túnel se tornasse também uma atração turística, recebendo visitantes curiosos para conhecer a obra de perto. Cerca de 4 mil veículos atravessam o túnel diariamente.
Já o túnel Santos-Guarujá, embora menor, terá um impacto significativo na mobilidade urbana da região. Atualmente, a travessia de balsa pode levar muito tempo, especialmente em horários de pico.
Com a construção do túnel, a expectativa é de que a conexão entre as cidades seja muito mais rápida e eficiente. O projeto prevê um investimento de R$ 6 bilhões, tornando-se uma das obras mais ambiciosas do país.
Continua depois da publicidade
Com a expectativa de receber 50 mil veículos por dia, o túnel será essencial para desafogar o tráfego na região, trazendo benefícios tanto para moradores quanto para turistas.