A Usina Velha é uma das grandes atrações para os turistas / Alesp/Divulgação
Continua depois da publicidade
Localizada a 195 km de Campinas, no interior de São Paulo, a cidade de Caconde é considerada a maior produtora de grãos de café do estado. Situada na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, o município também oferece cachoeiras, lagos, morros e até uma praia fluvial.
Além disso, um dos diferenciais da produção de café na região é que ela ocorre em pequenas propriedades. Cerca de 96,3% dos sítios produtores de café possuem até 88 hectares, segundo dados da Embrapa Territorial, que mapeou o uso e a ocupação da terra na região, com ênfase nas áreas de florestas nativas e cafezais.
Continua depois da publicidade
Com aproximadamente 11 mil hectares de cafezais, o equivalente a cerca de 24% da área do município, a maior parte das plantações está localizada em terrenos a mais de 800 metros de altitude, o que favorece a qualidade dos grãos.
Diferentemente de outras regiões cafeeiras mais planas do estado, a colheita em Caconde é manual e semimecanizada. Em vez de grandes máquinas, os agricultores utilizam pequenas colheitadeiras portáteis.
Continua depois da publicidade
Até o início dos anos 1930, a atividade cafeeira era desenvolvida em grandes fazendas pertencentes a barões do café.
Além da produção cafeeira, Caconde oferece diversas atrações naturais, como cachoeiras, lagos e morros, além de inúmeras opções tanto para turistas que buscam relaxar quanto para os que preferem se aventurar. Com isso, a cidade se destaca como um dos destinos mais procurados entre as estâncias turísticas do estado.
O município também realiza festas regionais e festivais de música quase todos os meses. Outras boas opções são as fazendas centenárias, com tradição cafeeira, e a vida noturna, com bares, lanchonetes e danceterias ao redor da Praça Matriz.
Continua depois da publicidade
O Rio Pardo oferece cachoeiras, remansos e corredeiras em um percurso de sete quilômetros de pura aventura.
Os visitantes contam com uma boa infraestrutura de lazer e entretenimento, que inclui spa, hidromassagem, cromoterapia, TV a cabo, wi-fi, café da manhã e estacionamento.
São oferecidas aos turistas comidas típicas mineiras acompanhadas de lareira, passeios de charrete e a cavalo, redes para descanso, trilhas pela mata, salão de jogos, piscinas, mirante, lagos com pedalinho, tirolesa, passeios de bicicleta e outras atividades como:
Continua depois da publicidade
Recebendo diariamente cerca de três mil pessoas e com espaço para 150 barracas de camping, o local conta com mata nativa preservada e uma praia fluvial, além de intensa movimentação durante a primavera e o verão.
Com cerca de mil visitantes diários, o espaço oferece estrutura com banheiros e guarita, além de instalações para a prática de esportes como o paraglider, que respeitam o equilíbrio ecológico da região.
O local abriga um maciço rochoso formado na era Pré-Cambriana, sendo um dos atrativos geológicos e paisagísticos mais interessantes da região.
Continua depois da publicidade
Desviado do rio Pardo, existem ruínas das antigas casas das máquinas de uma hidrelétrica, lagos e piscinas naturais próprias para banhos e mergulhos, cercadas por extensões de Mata Atlântica.
Celebrado no dia 14 de abril, o Dia Mundial do Café é mais do que uma homenagem à bebida favorita de milhões de pessoas ao redor do mundo, é também um momento de reconhecer a importância histórica, econômica e cultural que o grão representa para o Brasil.
Poucos lugares refletem essa conexão de forma tão marcante quanto a Santos.
Continua depois da publicidade