Diário Mais

Maior centro de manutenção de avião da América do Sul fica no interior de São Paulo

O centro atende, em média, 270 aeronaves por ano, sendo responsável por quase 70% da manutenção da companhia aérea

Fábio Rocha

Publicado em 20/03/2025 às 10:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Latam MRO, localizado em um parque industrial de 95 mil metros quadrados, é um dos principais polos de manutenção aeronáutica / onlyyouqj/Freepik

Continua depois da publicidade

A cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, não tem o título de “Capital da Tecnologia” à toa, já que tem o maior centro de manutenção de aviões da América do Sul. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Latam MRO, localizado em um parque industrial de 95 mil metros quadrados, é um dos principais polos de manutenção aeronáutica da América do Sul e desempenha um papel estratégico na aviação comercial.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com ritmo de vida único, pequena cidade do interior é a mais rural do estado de SP

• Uma das melhores cidades do interior de SP ganhará nova universidade federal

• Maior fabricante de trens do mundo pode abrir nova unidade no interior

O centro atende, em média, 270 aeronaves por ano, sendo responsável por quase 70% da manutenção da companhia aérea Latam na América Latina. 

A sigla MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) refere-se a Manutenção, Reparo e Revisão, atividades essenciais para garantir a segurança e o desempenho das aeronaves.

Continua depois da publicidade

Com quase 2 mil funcionários, o Latam MRO contribui significativamente para o desenvolvimento econômico de São Carlos, gerando empregos e fortalecendo o setor tecnológico local. 

A infraestrutura do parque inclui 22 oficinas especializadas, que realizam desde pequenos reparos até revisões completas das aeronaves.

Quase todos os modelos da frota da Latam passam pelo centro de manutenção em São Carlos, incluindo aeronaves da família Airbus A320 e os Boeings 767 e 787. 

Continua depois da publicidade

O único modelo que não é atendido no local é o Boeing 777, cuja manutenção é realizada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Além de atender à própria frota da Latam, o centro possui licença para realizar serviços em aeronaves de outras fabricantes, como Embraer e ATR. 

Cada avião permanece no centro de manutenção por um período que varia de uma semana a 40 dias, dependendo da complexidade do serviço necessário. 

Continua depois da publicidade

Desde inspeções rotineiras até reparos estruturais mais complexos, o trabalho realizado no parque industrial de São Carlos garante a segurança e a eficiência das aeronaves.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software