Projeto começou a ser realizado em meados dos anos 70, mas acabou extinto / Google Earth/ Reprodução
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Abandonados há mais de 50 anos, os viadutos da Serra do Mar, em SP, possuem 100 e 360 metros de extensão e cerca de 29 metros de altura. Eles fariam parte do projeto Rio-Cubatão, que virou a rodovia Rio-Santos (BR-101).
Deixados de lado por conta de uma paralisação na obra durante a década de 70, eles chamam atenção por conta da mata densa e nativa.
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O projeto resultou na construção dos viadutos, feitos pelo extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (Dner), ligaria Santa Cruz, no Rio de Janeiro a Ubatuba, passando por Caraguatatuba e São Sebastião, até chegar em Cubatão.
A crise do petróleo e a mudança na política de transportes do Governo Federal, na década de 1970 e 1980, fizeram com que a segunda etapa da BR-101 sofresse alterações.
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Inclusive a desistência da construção dos lotes ligariam a baixada do Rio Juqueriquerê, próximo ao Porto Novo em Caraguatatuba à Praia do Camburi, em São Sebastião. Essa ligação também incluiria os trechos onde estão os viadutos.
Por não ter sido concluído, o governo da época fez um projeto mais simples, onde interligava apenas os trechos já construídos para a Rio-Santos, margeando o litoral.
Para isso, em agosto de 1987 foram gastos US$ 59,6 milhões, correspondentes a 54% da obra prevista, de um valor contratual de US$ 112,6 milhões.
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