Diário Mais

Litoral de SP tem três fábricas de sorvete que você precisa conhecer

Negócios familiares criados na Baixada Santista viraram tradição entre moradores e turistas da região

Luana Fernandes

Publicado em 08/02/2025 às 18:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Sorveteria Royal produz sorvetes artesanais há quase 60 anos / Divulgação

Continua depois da publicidade

Sol, mar, praia e verão combinam perfeitamente com aquele picolé de fruta preferido ou aquelas três boas de sorvete cobertas com uma calda bem gostosa. O cenário é a cara das cidades do Litoral de São Paulo. E visualizando isso, grandes marcas de sorvete - hoje famosas em todo o País - começaram seus trabalhos em terras litorâneas paulistas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Kascão, por exemplo, uma das mais conhecidas do Brasil, iniciou a marca em São Vicente. Muito antes de alcançar geladeiras, freezers e mercados de todo o País, iniciou suas receitas em uma cozinha caseira.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Popular marca de sorvete volta com promoção dos palitos premiados; saiba mais

• Cidade considerada a 'Capital Nacional do Sorvete' fica em São Paulo; conheça

• Conheça a história do primeiro sorvete vendido em cidade do litoral de SP

Junto com a marca vicentina, também temos sorveterias tradicionais em Santos que fabricam o próprio sorvete e fazem sucesso na Região: a Sorveteria Royal e a Sorveteria Itanhaém, ambas com fabricação artesanal e própria.

Conheça a história das fábricas de sorvete do Litoral de SP

Kascão: mais de 6 mil pontos de venda 

A fábrica de São Vicente, hoje situada no bairro Catiapoã, começou através de uma paixão por sorvetes de um descendente italiano, que transformou toda esta paixão em um negócio familiar, iniciado em 1980.

Continua depois da publicidade

Com a ajuda de sua esposa, na cozinha de casa, começou a produzir delícias que aprendeu em cursos e dicas de seu avô. E o controle de qualidade estabelecido na época não poderia ser mais preciso e sincero : o filho do casal, era o responsável em dizer o quão gostosas eram as criações do casal, o que servia de
termômetro para apresentar os produtos ao mercado.

Pensando no futuro, ele resolveu investir em fórmulas mais elaboradas para a próxima linha de delícias. Com a ajuda de empresas especializadas no assunto, a Kascão desenvolveu um produto apropriado para o clima da região: um sorvete mais leve e macio, que ficou conhecido como "o sorvete do litoral Paulista" pelos turistas. 

Hoje, com mais de 40 anos depois dessa iniciativa da família Antoneli, a Kascão conta com mais de 150 funcionários e distribui sorvetes para mais de seis mil pontos de vendas, dentro e fora do estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Além de encontrar o sorvete Kascão em vários estabelecimentos da Região e em suas lojas "express", a marca mantém lojas próprias como a que fica na Praça 22 de Janeiro, 350, no Centro de São Vicente.

Itanhaém: desde 1969 em local tradicional de Santos

Desde 1969 na tradicional praça da independência em Santos, a sorveteria Itanhaém fabrica sorvetes com ingredientes nobres que traduzem no sabor e aromas únicos aliados a grande variedade de sabores (mais de 40 sabores) divididos em 3 grupos (tradicional, especial e sem açúcar) para todos os paladares, são também distribuídos em três práticas embalagens de fácil consumo, manuseio e transporte.

A partir de 1978, a empresa mudou seu conceito devido a grande demanda e necessidade de atender seus consumidores e construiu a atual fábrica separadamente da sorveteria, assim produzindo seu produto em escala industrial.

Continua depois da publicidade

As delícias da sorveteria Itanhaém podem ser encontradas na Galeria Campo Elíseos, na Praça da Independência, Gonzaga, em Santos.

Royal: exclusividade santista

O sorvete da Royal é pura tradição santista. Instalada no Avenida Pinheiro Machado desde 1968, a sorveteria faz parte da infância de muitos santistas, que enfrentavam filas para escolher entre os sabores do local e consumiam a sobremesa sentados nas muretas do Canal 1. A reportagem do Diário do Litoral já esteve na sorveteria para provar as delícias artesanais.

O local mantém o aspecto tradicional tanto no atendimento quanto na fabricação do sorvete, que continua no local. A receita é segredo de família, guardada a sete chaves pelo proprietário José Vitela e o filho Lúcio Soares, hoje gerente do comércio. Segundo ele, a qualidade do produto é o grande diferencial da marca, que utiliza mais frutas em suas receitas e produz os produtos de forma mais natural possível.

Continua depois da publicidade

Um pouco de história: a reportagem do Diário do Litoral também conta a história do primeiro sorvete vendido no Litoral de São Paulo. Você conhece?

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software