Praia da Caveira, em Ilhabela, é linda e encantadora, mas esconde história de fantasmas / Divulgação/Prefeitura de Ilhabela
Continua depois da publicidade
Ilhabela esconde uma praia deserta linda, com cenário paradisíaco e beleza natural de arrancar suspiros. A Praia da Caveira é muito procurada, principalmente, por quem gosta de mergulhar, mas também é evitada por conta das histórias sinistras de assombrações que a rodeiam.
Começando pelo seu nome, a lenda local diz que ele se deu por conta do número de marinheiros que foram mortos por piratas. Seus corpos eram deixados ali até apodrecer, onde apenas os esqueletos eram encontrados, tempos depois, o que deu origem à "Praia da Caveira".
Continua depois da publicidade
Em 1916, reforçando a tese de que o belíssimo local é mesmo mal assombrado, mais de 600 corpos do naufrágio do transatlântico Príncipe das Astúrias, que ocorreu há cerca de 5 km dali, foram arrastados pela correnteza até essa mesma praia. É como se uma força sobrenatural gostasse de ter almas vagando em suas areias.
Muitos relatam afirmam que é possível ver vultos no lugar. Há quem diga, inclusive, que após às 16h o clima do local fica mais frio, independente do sol ou calor, e que gritos de socorro - dos possíveis marinheiros mortos ou das vítimas do naufrágio - são ouvidos vindos da região de mata.
Continua depois da publicidade
Há quem não chegue sequer perto desta praia, mas outros fazem questão de visitá-la e afirmam ser uma das mais lindas de todo o Brasil.
São 175 metros de extensão de uma areia clara e limpa, água verde e límpida, amendoeiras e uma vegetação submarina que atrai uma grande quantidade de peixes.
Quem vai até o local leva cerca de 1h10 de lancha do píer da praia do Perequê.
Continua depois da publicidade
Há a opção de fazer uma trilha até o local, partindo da Praia dos Castelhanos, mas que leva cerca de 8h30, o que sugere bom preparo físico, bastante comida e água e, principalmente, a presença de uma pessoa que conheça a região. Todavia, este modo de acesso não é aconselhável.
Barqueiros locais também levam os turistas até lá, saindo também da Praia do Perequê. Os valores variam da época do ano, quantidade de pessoas e, claro, de uma boa negociação.
Continua depois da publicidade