Diário Mais

Litoral de SP tem cachoeira 'paradisíaca' com borda infinita e vista para o mar

Trilha até o local é de média intensidade; além da paisagem linda, é possível se banhar em poços gigantes

Luana Fernandes

Publicado em 29/09/2024 às 14:20

Atualizado em 29/09/2024 às 14:22

Compartilhe:

Cachoeira forma piscina natural de borda infinita e vista para o mar no Litoral de SP / Reprodução/TripLife

Imagina ir tomar um banho de cachoeira e ver que, além da queda, ela forma uma piscina de borda infinita natural com vista para o mar, itens 'queridinhos' dos hotéis de luxo? Pois no Litoral de São Paulo você tem a oportunidade de conhecer este lugar paradisíaco a poucas horas de distância. Estamos falando da Cachoeira do Paquetá, em Ilhabela.

O lugar viralizou nas redes sociais após os moradores da cidade começarem a postar fotos de lá com a hashtag #secretpoint. Desde então, turistas estão se aventurando para conhecer um dos lugares mais bonitos da cidade que tem praias paradisíacas por todo lado.

Há quem diga que a Cachoeira do Paquetá tem uma das vistas mais bonitas de Ilhabela. Mas não é só isso. O Ribeirão do Bexiga, onde é situada, é repleto de poços naturais gigantes. Os visitantes encontram muitos durante a trilha: o primeiro deles e de fácil acesso é o logo no início. Para chegar a piscina natural com borda infinita, você precisa seguir a trilha por um trecho mais íngreme até chegar no topo.

Para chegar até a cachoeira, o site Ilhabela explica: "dirija pela estrada sentido sul da ilha até o bairro do Ribeirão (um pouco após a Praia Grande e antes da Praia do Curral). No GPS, coloque “Rua Nagib Pombo, 1 – Ribeirão”. Suba a rua principal até chegar em uma casa que divide a rua em duas. Siga pela esquerda e estacione o carro. Ali começa a trilha, que é sinalizada por simples placas de madeira, feitas pelos moradores locais".

Após 20 minutos de caminhada, você chega ao primeiro poço. Depois será necessário cruzar o poço pelas pedras para o lado direito e seguir a trilha para cima. Também é possível subir pelo lado esquerdo da cachoeira, mas exige um pouco mais de conhecimento da trilha. Cuidado para não pisar e arrancar as mangueiras de captação de água que passam pela trilha, elas abastecem as casas da região e um mínimo de descuido pode deixar todas sem abastecimento de água.

O site Ilhabela ainda explica: "quando chegar em uma laje de pedra, suba até o topo. O caminho até lá em cima é de média intensidade. Tome muito cuidado! Não fique andando ou tirando fotos na borda do poço, pois um mínimo descuido poderá ser fatal".

O topo desta trilha é de tirar o fôlego. É lá onde fica a piscina natural de borda infinita com vista para o mar. O lugar perfeito para uma fotografia ou simplesmente para apreciar o quanto a natureza do Litoral de SP é linda!