Diário Mais

Litoral de SP poderá ter Trem Intercidades com estação terminal na praia

Linha beneficiaria nove municípios e 1,8 milhão de pessoas, além de gerar 13 mil empregos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 13/09/2024 às 15:39

Atualizado em 13/11/2024 às 16:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O trajeto, a ser definido, pode variar entre 80 a 130 km de extensão / Divulgação/Governo de SP

Continua depois da publicidade

Está em estudo por parte do Governo de São Paulo uma linha de Trem Intercidades que pode facilitar a vida de quem precisa ir à Capital ou descer ao Litoral. Trata-se do Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, que permitirá a ligação por linha férrea entre as regiões.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O trajeto, a ser definido, pode variar entre 80 a 130 km de extensão, sendo percorrido em 90 minutos e beneficiando nove municípios e 1,8 milhão de pessoas. Em um dos trajetos, uma estação terminal seria criada na praia.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça a estrada construída para desafogar a balsa no litoral de SP

• Nova rodovia deve acabar com congestionamentos no Litoral de SP; veja trecho

Além destes números, 13 mil empregos devem ser gerados e o projeto impactará diretamente no desafogamento do Sistema Anchieta-Imigrantes.

Confira possíveis rotas para o trem:

As informações são do blog Metrô CPTM.

Continua depois da publicidade

Rota Cremalheira

Uma das rotas em estudo já é bastante conhecida. O traçado aproveitaria, em sua totalidade, o eixo ferroviário existente entre o planalto e a Baixada Santista passando pelo sistema cremalheira-aderência da MRS.

O 'problema' é a descida da Serra do Mar, pois trens comuns não podem trafegar neste trecho em razão da elevada declividade. Isso tornaria a viagem perigosa e praticamente impraticável.

A opção seria a utilização de locomotivas com cremalheira, que utilizam rodas dentadas acopladas em um engrenagem central no meio dos trilhos que “prende” a composição ao longo da subida/descida.

Continua depois da publicidade

Rota Pinheiros

Já a Rota Pinheiros utilizaria o leito da Linha 9-Esmeralda, realizando a descida da Serra em simples aderência e trechos ferroviários desativados. O traçado segue por vários quilômetros no sentido São Vicente. O destino final seria a Estação Santos (Valongo).

Já o segundo traçado segue pelo Samaritá e tem como destino a Estação Santos (Praia).

Rota Imigrantes

O percurso do TIC Santos, utilizando a Rodovia dos Imigrantes, também é considerada uma solução em potencial. Ela teria como ponto de partida a Estação Santos Imigrantes da Linha 2-Verde. O TIC desceria pela Serra do Mar cruzando com a ferrovia Mairinque-Santos, seguindo o vale do Rio Itanhaém.

Continua depois da publicidade

O trecho segue a mesma diretriz da Rota Pinheiros atravessando Mongaguá, passando por Praia Grande e a partir de São Vicente poderia chegar até Valongo ou até a Praia, ambas em Santos.

Alternativas de traçado

As rotas Pinheiros e Imigrantes possuem em comum traçados novos para garantir a chegada até a Baixada Santista.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software