Diário Mais
Atualmente, somente o Porto de Santos tem estrutura para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros; ASSISTA PROJETO
Prefeitura de São Sebastião apresentou projeto de novo porto ao governador Tarcísio de Freitas / Divulgação/PMSB
Continua depois da publicidade
Tem cidade do Litoral de São Paulo que está sonhando em receber os maiores navios de cruzeiro do mundo. E este sonho deu um primeiro passo para virar realidade: a Prefeitura de São Sebastião, no Litoral Norte, apresentou à Companhia Docas do Estado de São Paulo (CDSP) e ao governador, Tarcísio de Freitas, um projeto para construir um porto para a chegada e saída de grandes embarcações.
No Estado, o Porto de Santos é o único preparado para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros. Alguns navios costumam fazer paradas em Ilhabela também. A intenção com a proposta de um novo porto é fomentar o turismo não só a nível municipal, mas também estadual.
Continua depois da publicidade
São Sebastião conta com algumas das praias mais lindas de todo o litoral paulista, como Maresias, Juquehy, Barra do Sahy e Barra do Una, e recebe turistas o ano todo. São mais de 30 praias na cidade.
O projeto Home Port prevê a construção de um píer com dois berços de atracação que será construído na Praia Grande, região central da cidade. Segundo o prefeito Felipe Augusto, o novo porto poderá receber navios durante o ano todo, não apenas na temporada brasileira de cruzeiros, e que a sua localização deve atrair ainda mais passageiros. Veja detalhes do projeto a seguir:
Continua depois da publicidade
Com o novo acesso do contorno sul da Tamoios, que ficará pronto em novembro, será ainda mais rápido e fácil chegar a São Sebastião partindo de São Paulo.
Apesar de ser um projeto antigo, de mais de sete anos, ele estava parado e, agora, a Prefeitura de São Sebastião quer finalmente fazer ele andar. Não há ainda previsão de prazo para a conclusão do estudo para saber se o projeto sairá do papel ou não. A cidade já conta com um porto, mas que recebe apenas navios de carga.
No início do ano, o projeto foi apresentado no primeiro Fórum Internacional de Investimentos para o Turismo de São Paulo, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) para aproximar investidores interessados em apoiar o setor. O valor do projeto do novo porto de cruzeiros estava orçado em R$ 500 milhões.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade