Diário Mais
As administrações das cidades estão investindo em eventos e ações para acolher esse público e ingressar no Mapa do Turismo LGBTQIPN+
Brasil é o segundo maior mercado gay do mundo, com faturamento de US$ 26,8 bilhões. / Markus Spiske/Pexels
Continua depois da publicidade
O litoral de São Paulo vem se destacando como ponto turístico entre o público LGBTQIAPN+. As administrações das cidades estão investindo em eventos e ações para acolher esse público e ingressar no Mapa do Turismo LGBTQIPN+.
Uma pesquisa de uma das maiores associações internacionais voltadas para o público LGBTQIAPN+, Out Leadership, apontou que o Brasil é o segundo maior mercado gay do mundo, com faturamento de US$ 26,8 bilhões.
Continua depois da publicidade
A cidade possui diversos pontos de apoio à população LGBTQIAPN+, como a Barraca da Dheia, na Praia das Pitangueiras, a Barraca da Márcia É Show, na Praia Enseada e o Quiosque 39. Os locais são reconhecidos pelo atendimento caloroso e respeito à diversidade.
O município também oferece opções no setor de hospedagem, como o Jardim Virginia Hotel e a Casa das Beauty, conhecidos pelo atendimento inclusivo e especializado.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Conselho Municipal da Diversidade Municipal da Diversidade Sexual está criando um selo de apoio à causa LGBTQIAPN+, que será colocado em estabelecimentos comprometidos com a inclusão a esse público.
A cidade, junto da Secretaria de Turismo, destaca pontos de entretenimento voltados à população LGBTQIAPN+. O Quiosque da Cris, no Itararé, foi pioneiro no atendimento à comunidade no Litoral de São Paulo.
Em novembro, a cidade é palco de importantes eventos voltados à diversidade, como a Parada LGBTQIAPN+, os blocos de carnaval voltados a esse público e o Diversa Week.
Continua depois da publicidade
A cidade faz parte do Mapa desde 2021. No guia de 2023, o município foi listado como destino por causa do Complexo Cultural Palácio das Artes, que realiza a Semana da Diversidade.
Outra atração é a a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+.
A Secretaria de Turismo da cidade destaca que a inclusão na cidade se deve às boas práticas de atendimento à comunidade, especialmente em hoteis, restaurantes e pontos turísticos.
Continua depois da publicidade
Santos também possui uma Coordenadoria de Diversidade e o Conselho Municipal de Políticas LGBT.
Apesar de não haver um roteiro específico para o público LGBTQIAPN+, a Prefeitura afirma que todos os roteiros da cidade são acolhedores para a comunidade.