Pastel brasileiro ficou em 25ª posição em ranking internacional / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Podemos dizer que pastel é unanimidade? Quem não ama esta iguaria frita, recheada e crocante que faz a alegria dos clientes de feiras livres ou pastelarias tradicionais? Mas, acredite, esta delícia brasileira não está na lista dos 10 melhores pastéis do mundo.
O ranking global criado pelo TasteAtlas, plataforma online que coleta informações sobre experiências gastronômicas, divulgou os votos de internautas para listar os melhores pastéis do mundo. A versão brasileira ficou na 25ª posição.
Continua depois da publicidade
A primeira posição é ocupada por um pastel famoso em todo mundo: o "Pastel de Belém", de Portugal. A receita original é descrita na plataforma como "um tradicional pastel de nata português e antecessor do famoso pastel de nata. São feitos com uma casca de massa recheada com uma combinação de leite, ovos, açúcar, limão e canela".
O "Karipap" , da Malásia, é o segundo colocado. Segundo a plataforma, é "uma pequena massa frita ou assada recheada com frango grosso e curry de batatas". Bem diferente da terceira posição, o "Pazarske mantije" da Sérvia.
Continua depois da publicidade
Este é feito com uma massa untada com manteiga e depois recheada com carne moída, sal, pimenta, cebola e um pouco de azeite. Depois de recheada, a massa é moldada em pequenas bolas, dispostas numa assadeira. "Os mantije costumam ser acompanhados de iogurte que é derramado sobre eles e comido ainda quente", descreve.
Na posição 25, o Brasil traz o clássico pastel frito entre os 100 melhores do mundo. No site, a iguaria preferida das feiras livres é descrita como "uma massa frita e recheada com uma variedade de ingredientes, mais comumente frango desfiado, carne moída, mussarela ou camarões pequenos".
Para conferir o ranking completo dos 100 melhores do mundo, você pode conferir no site do TasteAtlas.
Continua depois da publicidade