Além de linda, ela é rara de ver, pois tem uma camuflagem para lá de especial, além de ser verde, da mesma cor das folhas onde fica / Márcio Ribeiro
Continua depois da publicidade
Ela é uma das queridinhas dos observadores de borboletas e pode estar camufladinha aí perto de você, já que esse é o mês onde ela costuma ser encontrada, mas você sabe qual espécie é? A borboleta da fotografia é uma “Evenus regalis” e foi fotografada na zona rural de Peruíbe.
Além de linda, ela é rara de ver, pois tem uma camuflagem para lá de especial, além de ser verde, da mesma cor das folhas onde fica.
Continua depois da publicidade
No ano passado, uma Jararaca foi fotografada no litoral de São Paulo e impressionou por conta do seu tamanho.
No começo do ano, uma bióloga fotografou a Perereca-da-moldura praticamente na casa dela, em Peruíbe.
Continua depois da publicidade
O detalhe especial da sua camuflagem é que ela tem um tipo de “anteninhas” nas asas que, no caso da “regalis”, pode até ser confundida com uma lagarta, principalmente por conta do desenho que ela possui. Esse disfarce é uma característica das borboletas da família Lycaenidae, a qual ela pertence.
De acordo com o biólogo, Bruno Lima, o desenho nas asas serve para proteger a cabeça da borboleta, caso ela venha a ser atacada por um pássaro, já que o desenho pode confundir o predador.
Na ocasião da fotografia, ela estava em um pé de Aroeira (Schinus terebinthifolius) e só foi avistada por que o autor contava as diferentes espécies de abelhas que foram atraídas pela florada da espécie, quando percebeu algo diferente entre as folhas.
Continua depois da publicidade
No começo, pensou que era uma lagarta ou uma folha seca. Depois, mesmo com poucos movimentos da borboleta, pode perceber que se tratava de um tímido lepidóptero de voos curtos e boa camuflagem.
A Evenus regalis se alimenta exclusivamente de néctar e pode ser encontrada desde o México até o sul do Brasil.