Diário Mais
O ex-atleta sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como 'demência pugilística', diagnosticada em 2013
Maguila ficou conhecido por ser o principal peso-pesado do boxe brasileiro / Divulgação
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (24), o Brasil se despede de um dos maiores boxeadores da história nacional. José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, faleceu em São Paulo aos 66 anos.
Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013. Ele foi conhecido por ser o principal peso-pesado do boxe brasileiro, com uma das direitas mais pesadas do ramo.
Continua depois da publicidade
A notícia de seu falecimento foi confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista à rede televisiva Record. Veja relato:
“Ele tava, ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica... Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia”, disse Irani.
Continua depois da publicidade
A encefalopatia traumática crônica (ETC) é uma doença neurodegenerativa que ocorre quando o cérebro sofre lesões repetidas na cabeça ou no crânio. É também conhecida como demência do pugilista.
A ETC é causada pelo acúmulo de proteínas anormais, como a tau, que alteram a estrutura e função do cérebro. Os sintomas podem incluir:
- Problemas de memória
- Mudanças de humor
- Dificuldades de concentração
- Impulsividade
- Confusão
- Perda de função cognitiva
Continua depois da publicidade
A ETC pode se manifestar após 12 a 16 anos das sequelas, mas a gravidade e a irreversibilidade da doença variam de pessoa para pessoa.
A ETC é uma condição séria que pode ocorrer em qualquer pessoa exposta a traumas de crânios repetidos, mesmo que pareçam leves. É mais comum em atletas e veteranos militares, mas também pode ocorrer em outras situações de risco de lesão cerebral.
José Adilson Rodrigues dos Santos nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju. O interesse pelo esporte começou ainda em Aracaju, ao assistir às lutas de Éder Jofre e, principalmente, Muhammad Ali. Tendo vários irmãos, Maguila precisava assistir às lutas do ídolo em uma televisão sem cores, na casa de um vizinho.
Continua depois da publicidade
Anos mais tarde, conseguiu conquistar o título de campeão peso pesado, mesma categoria de Ali.
Maguila lutou por 17 anos, onde acumulou 77 vitórias entre as 85 lutas em que competiu, sendo 61 vitórias por nocaute, 7 derrotas e 1 empate técnico. Ele conseguiu cativar o público com o seu jeito carismático e suas entrevistas e, entre os confrontos mais especiais de sua carreira, estão grandes nomes como Evander Holyfield e George Foreman.