Com uma variedade de opções de trilhas urbanas e praias, a Cidade oferece ainda passeios de barco nos rios / Divulgação
Continua depois da publicidade
Itanhaém se destaca por suas belezas naturais e trilhas ecológicas. Com uma variedade de opções de trilhas urbanas e praias, a Cidade oferece ainda passeios de barco nos rios e atividades ligadas à pesca e ao esporte.
O Rio Itanhaém, conhecido como "Amazônia Paulista", é formado pelo encontro das águas escuras do Rio Preto com as águas cristalinas do Rio Branco. A Cidade possui mais de 2 mil quilômetros de rios, dos quais 160 km são navegáveis.
Continua depois da publicidade
Um passeio turístico de barco pelo rio encanta os visitantes, que observam grande variedade de peixes, além da fauna e da flora. As saídas dos barcos acontecem da Alameda Emídio de Souza.
As trilhas ecológicas e urbanas são uma boa opção aos amantes da natureza que podem ser feitas por turistas e moradores.
Continua depois da publicidade
Uma delas é a do Morro do Sapucaitava, na Praia dos Sonhos, de nível leve, e que dá acesso à praia da Saudade e a dois mirantes. De lá pode se avistar a Praia dos Pescadores e a Ilha das Cabras.
Outra trilha é a do Morro do Piraguyra, com acesso pela ponte do rio Itanhaém e possui dois maciços. De lá pode se ver a Praia dos Sonhos, o manguezal e a região do Belas Artes.
Já a do Morro Paranambuco, localizada na Praia dos Sonhos, próxima à Passarela do Anchieta, possui duas grandes rochas conhecidas como "Portal Místico". De lá se tem um belo visual das Praias dos Sonhos, do Cibratel, as serras, o mar, além das ilhas Queimada Grande e Pequena.
Continua depois da publicidade
Uma das mais belas é a trilha da Cachoeira Três Quedas, que fica na região da Serra do Guaperuvú, localizada na área rural do Rio Branco. No caminho até a cachoeira há um poço natural conhecido como "Lagoa Azul" e, no final da trilha, está a cachoeira. Fica localizada no Parque Estadual da Serra do Mar.
A Cidade também possui 26 quilômetros de belas praias. As mais procuradas por turistas são as Praias do Sonho, Cibratel e a dos Pescadores.
A Praia dos Pescadores, mais conhecida como Prainha, situada entre a Praia dos Sonhos e o Morro Sapucaitava, é onde está a estátua em homenagem à novela "Mulheres de Areia", gravada na década de 70, pela extinta TV Tupi. Com cerca de 600 metros de extensão, a Prainha é bastante procurada por surfistas, turistas e pescadores.
Continua depois da publicidade
A Praia do Sonho é outra atração. Com 800 metros de extensão, é onde estão localizados os principais pontos turísticos da cidade a Passarela de Anchieta, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e o Morro Paranambuco. E ainda a Praia das Conchas.
A do Cibratel é a mais extensa e se prolonga até a cidade de Peruíbe. Um dos atrativos é o Pocinho de Anchieta, ideal para famílias e crianças. Segundo a história, o pocinho foi construído pelos indígenas, instruídos pelo próprio Padre Anchieta para o aprisionamento dos peixes no inverno.
Um dos cartões postais da Cidade é a Boca da Barra, no centro. De lá pode se avistar o encontro do mar com o Rio Itanhaém. Na temporada de verão, moradores e turistas aproveitam para ir pescar, tomar um banho de rio, andar de caiaque, de jet ski e stand up.
Continua depois da publicidade
E ainda no calçadão da orla, na Boca da Barra, estão duas estátuas dos pescadores de Itanhaém - Zeca Poitena e Paulo "Pica Pau", feitas pelo artista plástico Ronaldo Lopes.