Diário Mais

Itanhaém 493 anos: Cidade se destaca por suas belezas naturais e trilhas

Além das praias, o Rio Itanhaém, conhecido por "Amazônia Paulista", é formado pelo encontro dos rios Preto e Branco

Nayara Martins

Publicado em 22/04/2025 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Com uma variedade de opções de trilhas urbanas e praias, a Cidade oferece ainda passeios de barco nos rios / Divulgação

Continua depois da publicidade

Itanhaém se destaca por suas belezas naturais e trilhas ecológicas. Com uma variedade de opções de trilhas urbanas e praias, a Cidade oferece ainda passeios de barco nos rios e atividades ligadas à pesca e ao esporte. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Rio Itanhaém, conhecido como "Amazônia Paulista", é formado pelo encontro das águas escuras do Rio Preto com as águas cristalinas do Rio Branco. A Cidade possui mais de 2 mil quilômetros de rios, dos quais 160 km são navegáveis. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Itanhaém 493 anos: Cidade encanta com sua história e patrimônio

• Prefeito de Itanhaém anuncia investimentos a serem feitos neste ano

• 1ª Serenata a Itanhaém vai homenagear a cidade nesta terça

Um passeio turístico de barco pelo rio encanta os visitantes, que observam grande variedade de peixes, além da fauna e da flora. As saídas dos barcos acontecem da Alameda Emídio de Souza.

As trilhas ecológicas e urbanas são uma boa opção aos amantes da natureza que podem ser feitas por turistas e moradores. 

Continua depois da publicidade

Uma delas é a do Morro do Sapucaitava, na Praia dos Sonhos, de nível leve, e que dá acesso à praia da Saudade e a dois mirantes. De lá pode se avistar a Praia dos Pescadores e a Ilha das Cabras.

Outra trilha é a do Morro do Piraguyra, com acesso pela ponte do rio Itanhaém e possui dois maciços. De lá pode se ver a Praia dos Sonhos, o manguezal e a região do Belas Artes. 

Já a do Morro Paranambuco, localizada na Praia dos Sonhos, próxima à Passarela do Anchieta, possui duas grandes rochas conhecidas como "Portal Místico". De lá se tem um belo visual das Praias dos Sonhos, do Cibratel, as serras, o mar, além das ilhas Queimada Grande e Pequena.

Continua depois da publicidade

Uma das mais belas é a trilha da Cachoeira Três Quedas, que fica na região da Serra do Guaperuvú, localizada na área rural do Rio Branco. No caminho até a cachoeira há um poço natural conhecido como "Lagoa Azul" e, no final da trilha, está a cachoeira. Fica localizada no Parque Estadual da Serra do Mar.   

Belas praias

A Cidade também possui 26 quilômetros de belas praias. As mais procuradas por turistas são as Praias do Sonho, Cibratel e a dos Pescadores.     

A Praia dos Pescadores, mais conhecida como Prainha, situada entre a Praia dos Sonhos e o Morro Sapucaitava, é onde está a estátua em homenagem à novela "Mulheres de Areia", gravada na década de 70, pela extinta TV Tupi. Com cerca de 600 metros de extensão, a Prainha é bastante procurada por surfistas, turistas e pescadores.  

Continua depois da publicidade

A Praia do Sonho é outra atração. Com 800 metros de extensão, é onde estão localizados os principais pontos turísticos da cidade a Passarela de Anchieta, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e o Morro Paranambuco. E ainda a Praia das Conchas. 

A do Cibratel é a mais extensa e se prolonga até a cidade de Peruíbe. Um dos atrativos é o Pocinho de Anchieta, ideal para famílias e crianças. Segundo a história, o pocinho foi construído pelos indígenas, instruídos pelo próprio Padre Anchieta para o aprisionamento dos peixes no inverno.

Boca da Barra

Um dos cartões postais da Cidade é a Boca da Barra, no centro. De lá pode se avistar o encontro do mar com o Rio Itanhaém. Na temporada de verão, moradores e turistas aproveitam para ir pescar, tomar um banho de rio, andar de caiaque, de jet ski e stand up.

Continua depois da publicidade

E ainda no calçadão da orla, na Boca da Barra, estão duas estátuas dos pescadores de Itanhaém - Zeca Poitena e Paulo "Pica Pau", feitas pelo artista plástico Ronaldo Lopes.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software