Diário Mais

Itanhaém 493 anos: Cidade encanta com sua história e patrimônio

Ao completar quase meio século, Cidade atrai turistas e moradores ao centro histórico

Nayara Martins

Publicado em 22/04/2025 às 07:32

Atualizado em 22/04/2025 às 07:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Itanhaém, que significa "pedra que canta" em tupi-guarani, conta com mais de 112 mil habitantes, conforme o IBGE / Divulgação

Continua depois da publicidade

Ao completar 493 anos nesta terça-feira, Itanhaém ainda preserva suas riquezas históricas e culturais, atraindo inúmeros turistas e moradores ao centro histórico. A Cidade, considerada a segunda mais antiga do País, se localiza no litoral sul de São Paulo. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Itanhaém, que significa “pedra que canta” em tupi-guarani, conta com mais de 112 mil habitantes, conforme o IBGE. E, na alta temporada, entre dezembro e fevereiro, chega a receber mais de 400 mil turistas e veranistas. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Prefeito de Itanhaém anuncia investimentos a serem feitos neste ano

• 1ª Serenata a Itanhaém vai homenagear a cidade nesta terça

• Itanhaém celebra aniversário com inaugurações, esportes e shows

Fundada em 22 de abril de 1532, por Martim Afonso de Souza, Itanhaém possui cerca de 600 quilômetros quadrados de área territorial. Dessa área, quase 300 quilômetros quadrados são de área de Mata Atlântica ainda preservada.

Em 1561 foi criada a Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Em 1624, a vila tornou-se Cabeça de Capitania e ganhou importância política na ocupação do território colonial. 

Continua depois da publicidade

No ano de 1700, foi elevada a município por Carta Régia, com o nome Conceição de Itanhaém. E somente no ano de 1906 é que passou a chamar-se Itanhaém.  

Com o cultivo da banana, a Cidade tornou-se a maior produtora de banana do litoral paulista, o que ajudou na implantação da Estrada de Ferro, no início do século XX.  

Itanhaém possui a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com mais de 2 mil quilômetros de rios, dos quais 180 quilômetros são navegáveis por pequenas e médias embarcações.  

Continua depois da publicidade

Monumentos históricos

O Centro Histórico de Itanhaém é formado por três monumentos importantes e que fazem parte do conjunto arquitetônico ligados à história da Cidade

Um dos mais importantes patrimônios históricos é o Convento Nossa Senhora da Conceição, localizado no alto do Morro Itaguaçu. 

A capela do Convento foi reaberta ao público no dia 10 de dezembro de 2024. A parte interna do monumento ainda aguarda por obras de restauração. A Mitra Diocesana de Santos é a responsável pela manutenção e conservação do prédio histórico.

Continua depois da publicidade

O monumento, tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), se confunde com a história de fundação da antiga Vila Conceição de Itanhaém. 

A Igreja Matriz de Sant´Anna, na Praça Narciso de Andrade, é outro monumento valioso. 
O início de sua construção se deu entre 1654 e 1679. Atualmente, a Matriz está interditada e em fase de obras de reparos, no piso, forro e no telhado. 

A previsão da Mitra Diocesana de Santos é de concluir as obras na Matriz até o dia 8 de dezembro deste ano, Dia da Padroeira da Cidade. 

Continua depois da publicidade

Mais um ponto histórico é o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia. Foi a sede da Capitania Hereditária de Itanhaém no século XVII. 

Hoje é a sede do Museu Conceição de Itanhaém, na Praça Narciso de Andrade. No prédio há diversas exposições e possui peças antigas. A origem do prédio histórico é da época de colonização da antiga Vila. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software