Gavião Peixoto foi emancipada há 28 anos; antes era um distrito de Araraquara / Divulgação
Continua depois da publicidade
Gavião Peixoto, município do interior de São Paulo, acaba de ser reconhecido como a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil. A informação faz parte do estudo IPS Brasil, que utiliza o Índice de Progresso Social para medir o bem-estar da população.
Emancipada de Araraquara há 28 anos, Gavião Peixoto apresenta hoje um desempenho excepcional em áreas como necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades — fatores que contribuíram para sua nota geral de 74,49, a mais alta do país.
Continua depois da publicidade
Assim como em
Continua depois da publicidade
Entre os principais motivos que levaram Gavião Peixoto ao topo do ranking estão:
A expectativa de vida elevada é outro indicador que reforça a excelência da cidade, refletindo o impacto direto de uma boa infraestrutura de saúde e de um ambiente seguro para seus moradores.
Além de Gavião Peixoto, o estudo do IPS Brasil mostrou que outras cidades brasileiras vêm investindo no bem-estar da população. Brasília ficou com a segunda colocação, seguida por São Carlos (SP) e Goiânia, em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Continua depois da publicidade
A cidade de São Paulo, maior metrópole do país, aparece na sexta posição, com uma nota de 68,79. No Nordeste, a liderança é de Vitória da Conquista, na Bahia, que superou a capital Salvador em qualidade de vida.
O resultado demonstra um movimento crescente entre os municípios brasileiros no sentido de melhorar a infraestrutura, segurança e oferta de serviços públicos, elevando o padrão de vida da população.