Cratera, muito provavelmente aberta por um meteoro no Litoral de SP, é investigada pelo Inpe / UBADRONE Imagens Aéreas/Reprodução
Continua depois da publicidade
O Litoral de São Paulo tem uma cratera, que muito provavelmente aberta por um meteoro, em estudo pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) há cerca de dez anos. A área está em uma região completamente isolada, e de difícil acesso, na Serra do Mar, na cidade de Ubatuba.
A cratera tem formato quadrado e mais de 1,3 km de extensão em cada lado, além 300 metros de profundidade. O local foi batizado como "A cratera do meteoro de Ubatuba".
Continua depois da publicidade
De acordo com o geólogo e pesquisador do Inpe, Paulo Roberto Martini, o impacto ocorreu depois que a morfologia da Serra do Mar foi estabelecida, há cerca de 5,3 milhões de anos.
"A cratera tem 300 metros de profundidade, considerando-se uma boa aproximação de deposição de 1 metro de sedimentos a cada 100 anos, chegaríamos à idade 30 mil ou 40 mil anos atrás", afirmou.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que no Arizona, nos Estados Unidos, existe uma cratera similar, com 50 mil anos de idade.
O local possui sedimentos originados das montanhas ao redor, mas também podem existir sedimentos marinhos.
"Se for este o caso, o impacto aconteceu depois do último grande levantamento do nível do mar que ocorreu há 7 mil anos. São hipóteses que estão sendo estudadas", completou Martini.
Continua depois da publicidade
É importante dizer também que o local, além de extremamente isolado e perigoso, é de proibido acesso, sendo a exploração permitida apenas para cientistas e pesquisadores mediante autorização do governo.
No extremo sul de São Paulo, na região de Parelheiros, encontra-se um fenômeno geológico impressionante: uma cratera gigantesca formada pelo impacto de um meteorito. O local, que abriga atualmente o bairro de Vargem Grande, foi identificado na década de 1960 por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).