Diário Mais
O objetivo da medida será controlar melhor o trânsito. A intenção é ter uma via de maior fluidez na expressa
A Presidente Dutra terá o primeiro pedágio eletrônico Free Flow por trecho percorrido / Divulgação/Comunicação da CCR NovaDutra
Continua depois da publicidade
Com informações da revista Quatro Rodas
Uma das mais importantes rodovias de São Paulo, a Presidente Dutra, terá o primeiro pedágio eletrônico Free Flow por trecho percorrido no Brasil. Ou seja, se a via estiver congestionada, a cobrança proporcional da tarifa subirá, a fim de evitar que mais carros se desloquem para ela.
Continua depois da publicidade
O objetivo da medida será controlar melhor o trânsito. A intenção é ter uma via de maior fluidez na expressa. Já quando a expressa estiver livre a tarifa será menor para incentivar o acesso de mais motoristas.
A proposta do novo modelo de Free Flow da CCR começa a valer em julho e as tarifas dinâmicas serão definidas por faixas de horário. Os preços ainda não foram definidos.
Continua depois da publicidade
Já é sabido, no entanto, que as tarifas serão maiores nos horários de pico de congestionamento e serão menores nos períodos mais tranquilos
A confirmação foi feita pela diretora-presidente da CCR Rio-SP, Carla Fornasaro.
Conheça também um 'truque' pode evitar multas em pedágio free flow.
Continua depois da publicidade
O novo pedágio Free Flow será instalado no trecho da região Metropolitana de São Paulo da rodovia Nova Dutra.
Ao todo serão 21 pórticos distribuídos entre os km 205 (Arujá) e 230 (São Paulo). Eles ficarão em pontos estratégicos para cobrar apenas dos motoristas que circulam entre cidades da região e escolherem trafegar pela pista expressa da Dutra.
Quem seguir viagem e passar pelo pedágio de Arujá não será afetado por essa mudança. As pistas marginais também não serão tarifadas.
Continua depois da publicidade
Grandes painéis digitais informarão sobre as tarifas do Free Flow para destinos diferentes, como por exemplo a Avenida Tiradentes, em Guarulhos, ou o Aeroporto Internacional, e haverá a possibilidade de seguir pela pista marginal (local) sem nenhuma cobrança ou pela via expressa (pedagiada) sendo cobrado pelo trecho percorrido.