Os atrativos naturais não são os únicos pontos interessantes da ilha / Reprodução/YouTube @oceanosubescolademergulho
Continua depois da publicidade
Localizada em uma área natural protegida pela Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual de Ilhabela, do estado de São Paulo, a Ilha das Cabras está também em uma região reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera.
A pouco mais de 200 metros da costa sul de Ilhabela, a Ilha das Cabras é um dos ilhotes que fazem parte do arquipélago mais visitados da ilha.
Continua depois da publicidade
Com um canal de 12 metros de profundidade separando a ilha da Praia das Pedras Miúdas, a região fica no Santuário Ecológico Submarino e é protegida por lei da caça e pesca submarina desde 1992.
Inscrita em 1999, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a maior Reserva da Biosfera do planeta e a primeira declarada no Brasil.
Continua depois da publicidade
Os princípios fundamentais do Projeto são a conservação da biodiversidade e dos demais atributos naturais da Mata Atlântica, a valorização da sociodiversidade e o patrimônio étnico e cultural.
A Ilha das Cabras permaneceu praticamente intocada ao longo de 2,5 mil anos, sendo notada apenas no século XVIII, quando apareceu em mapas e foi considerada para abrigar uma fortificação, mas acabou esquecida.
Em 1911, registros indicaram a existência de uma Capela de Santa Cruz, já desaparecida, e, na década de 1960, a ilha foi vendida e transformada, sem preocupação com a preservação ambiental.
Continua depois da publicidade
A cartografia histórica sugere que a ilha pode ter sido usada para criação de cabras, mas não existem documentos ou vestígios que comprovem essa hipótese.
Entre os mergulhadores profissionais, há certo preconceito com a ilha. Alguns dizem que, por ser um ponto de muito fácil acesso, próximo da costa e onde há muitos turistas e barcos, a aglomeração causada acaba por atrapalhar a observação da vida marinha.
Eles acreditam que o mergulho será bom apenas se for praticado distante da costa, numa profundidade maior e em um ambiente mais recluso, com menos pessoas no local.
Continua depois da publicidade
Ao contrário do que alguns mergulhadores pensam, as águas ao redor da ilha são conhecidas pela grande riqueza e diversidade de vida marinha, onde é possível encontrar as mais variadas espécies de peixes ornamentais, tartarugas, estrelas-do-mar, raias e até mesmo cavalos marinhos.
Os atrativos naturais não são os únicos pontos interessantes da ilha: ao mergulhar no mar ao redor, é possível avistar uma estátua de Netuno, o Deus Romano do mar e das fontes de água.
Localizada a 7 metros de profundidade, a estátua reúne corais que atraem ainda mais espécies marinhas para a região.
Continua depois da publicidade
Apesar do mar da região receber a visita de novos animais marinhos, também tem aqueles que são moradores fixos da ilha. Esse é o caso, por exemplo, do peixe Fred.
Considerado pelos mergulhadores profissionais como um grande companheiro de trabalho, Fred é um peixe colorido em um tom de laranja brilhante que se destaca nas fotos com os turistas.
Participando do mergulho junto dos visitantes o tempo todo, ele ama invadir as fotos, tornando o passeio ainda mais deslumbrante e divertido para os visitantes da região.
Continua depois da publicidade
Para quem quer praticar mergulho, admirar a vida marinha diversa e ainda tirar foto com um peixe lindo, a Ilha das Cabras é o destino perfeito.