Diário Mais

Ilha no litoral de SP esconde estátua de Deus Romano no fundo do mar; confira

O mar ao redor da ilha é conhecido por sua riqueza e diversidade marinha, tornando-se um ótimo ponto de mergulho

Luna Almeida

Publicado em 15/01/2025 às 20:40

Atualizado em 15/01/2025 às 22:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os atrativos naturais não são os únicos pontos interessantes da ilha / Reprodução/YouTube @oceanosubescolademergulho

Continua depois da publicidade

Localizada em uma área natural protegida pela Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual de Ilhabela, do estado de São Paulo, a Ilha das Cabras está também em uma região reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A pouco mais de 200 metros da costa sul de Ilhabela, a Ilha das Cabras é um dos ilhotes que fazem parte do arquipélago mais visitados da ilha.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ilha do litoral de SP entra em lista de lugares com visitação proibida; conheça

• Conheça a ilha considerada o Caribe do litoral de SP

• Regras para turismo em ilha paradisíaca do litoral de SP mudam neste verão; confira

Com um canal de 12 metros de profundidade separando a ilha da Praia das Pedras Miúdas, a região fica no Santuário Ecológico Submarino e é protegida por lei da caça e pesca submarina desde 1992.

Reserva reconhecida pela Unesco

Inscrita em 1999, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a maior Reserva da Biosfera do planeta e a primeira declarada no Brasil.

Continua depois da publicidade

Os princípios fundamentais do Projeto são a conservação da biodiversidade e dos demais atributos naturais da Mata Atlântica, a valorização da sociodiversidade e o patrimônio étnico e cultural.

História

A Ilha das Cabras permaneceu praticamente intocada ao longo de 2,5 mil anos, sendo notada apenas no século XVIII, quando apareceu em mapas e foi considerada para abrigar uma fortificação, mas acabou esquecida. 

Em 1911, registros indicaram a existência de uma Capela de Santa Cruz, já desaparecida, e, na década de 1960, a ilha foi vendida e transformada, sem preocupação com a preservação ambiental.

Continua depois da publicidade

A cartografia histórica sugere que a ilha pode ter sido usada para criação de cabras, mas não existem documentos ou vestígios que comprovem essa hipótese.

Má reputação

Entre os mergulhadores profissionais, há certo preconceito com a ilha. Alguns dizem que, por ser um ponto de muito fácil acesso, próximo da costa e onde há muitos turistas e barcos, a aglomeração causada acaba por atrapalhar a observação da vida marinha.

Eles acreditam que o mergulho será bom apenas se for praticado distante da costa, numa profundidade maior e em um ambiente mais recluso, com menos pessoas no local.

Continua depois da publicidade

Vidas marinhas

Ao contrário do que alguns mergulhadores pensam, as águas ao redor da ilha são conhecidas pela grande riqueza e diversidade de vida marinha, onde é possível encontrar as mais variadas espécies de peixes ornamentais, tartarugas, estrelas-do-mar, raias e até mesmo cavalos marinhos.

Estátua de Netuno

Os atrativos naturais não são os únicos pontos interessantes da ilha: ao mergulhar no mar ao redor, é possível avistar uma estátua de Netuno, o Deus Romano do mar e das fontes de água.

Localizada a 7 metros de profundidade, a estátua reúne corais que atraem ainda mais espécies marinhas para a região.

Continua depois da publicidade

Peixe amigo

Apesar do mar da região receber a visita de novos animais marinhos, também tem aqueles que são moradores fixos da ilha. Esse é o caso, por exemplo, do peixe Fred.

Considerado pelos mergulhadores profissionais como um grande companheiro de trabalho, Fred é um peixe colorido em um tom de laranja brilhante que se destaca nas fotos com os turistas.

Participando do mergulho junto dos visitantes o tempo todo, ele ama invadir as fotos, tornando o passeio ainda mais deslumbrante e divertido para os visitantes da região.

Continua depois da publicidade

Para quem quer praticar mergulho, admirar a vida marinha diversa e ainda tirar foto com um peixe lindo, a Ilha das Cabras é o destino perfeito.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software