Maior iceberg do mundo está em rota de colisão com ilha / Reprodução/NOAA
Continua depois da publicidade
O maior iceberg do mundo, três vezes maior do que a cidade de São Paulo, está em rota de colisão com uma ilha na Geórgia do Sul e deve matar dezenas de animais, como focas e pinguins. O DL já havia noticiado esse terrível fato em janeiro.
O imenso bloco de gelo de quatro mil quilômetros quadrados se desprendeu da Antártida em 1986 e ficou por 30 anos preso no mar de Weddel, mas em 2020 ele começou a se mover para oceanos mais quentes e agora segue na direção da ilha.
Continua depois da publicidade
Andrew Meijers, especialista do instituto British Antarctic Survey, está se deslocando até o local, mas adianta que o A23a pode chegar tanto segmentado quanto inteiro até a ilha, o que não mudaria o seu terrível impacto no ecossistema local, matando dezenas de animais.
O satélite GOES East, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos, aponta que o monstro de gelo está 280 quilômetros da ilha e levará entre 11 e 14 dias para chegar até ela, barrando as águas em seu entorno e matando os animais de fome e sede.
Continua depois da publicidade
Caso chegue até lá segmentado, as águas da Geórgia do Sul ganharão novas ilhas de gelo, que ficarão flutuando por lá por muitos e muitos anos.