Diário Mais

Grupo do litoral de SP resgata músicas antigas e vai apresentar clássicos

Primeira apresentação ao público será dia 22 de abril, no aniversário da cidade, com clássicos e canções de compositores caiçaras

Nayara Martins

Publicado em 31/03/2025 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

"Seresteiros de Itanhaém" que no último dia 21, na Casa da Praia, se reuniu para fundar o grupo e apresentar os instrumentistas e cantores / Nayara Martins/DL

Continua depois da publicidade

Resgatar as antigas serestas e canções de compositores caiçaras de Itanhaém. Essa é a proposta do grupo “Seresteiros de Itanhaém” que no último dia 21, na Casa da Praia, se reuniu para fundar o grupo e apresentar os instrumentistas e cantores. Eles apresentaram algumas músicas do repertório inicial ao som do piano, violão e cavaquinho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A coordenadora do grupo Carolina Amaral Salles Alves, conta que a ideia surgiu após uma viagem até a cidade de Conservatória, conhecida por ser a “Cidade da Seresta”, na região serrana do Rio de Janeiro, onde assistiram a apresentação de alguns grupos de serestas e serenatas nas ruas da cidade. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba como adquirir ingresso solidário para shows de aniversário em Itanhaém

• Ciclista atropelada por charrete na orla de Itanhaém morre em Praia Grande

• Itanhaém recebe os maiores do pagode nacional em festival de aniversário

“Nossa ideia é atrair mais pessoas que apreciam e valorizam a boa música”, destaca Carol. 

Inspirados pelo movimento seresteiro, o grupo foi idealizado pelo casal João Viudes Carrasco e Ivelise e tem o apoio de Carol Salles e Jânio Luiz Alves. 

Continua depois da publicidade

A cidade de Itanhaém vai comemorar seu aniversário em grande estilo e com grandes shows. O Diário do Litoral separou uma matéria mostrando como adquirir o ingresso solidário para os shows.

“Há bastante tempo nasceu essa ideia de organizar um grupo de seresteiros em Itanhaém. É um resgate de antigas músicas de serestas e de canções feitas por compositores da Cidade, que possui inúmeros talentos”, salienta Ivelise.

Há uma semana após a sua fundação, o grupo de seresteiros já conta com a participação 60 integrantes, entre eles instrumentistas, intérpretes e coro.

Continua depois da publicidade

O grupo fará as apresentações tanto em espaços abertos (serenatas) como em fechados (serestas). E já está ensaiando as canções para se apresentar na Cidade. 

Clássicos e canções caiçaras

O repertório inicial, definido pelos organizadores, é composto por clássicos nacionais da seresta, assinados por autores como Pixinguinha, Cartola, Braguinha, Sílvio Caldas, e outros. 

Além de canções caiçaras de grandes compositores da Cidade - os irmãos Zwarg, Maria Tereza Leal Diz (Teté), João Lucas, João Carrasco e outros. 

Continua depois da publicidade

A coordenação musical é assinada pelos músicos Solange Oliveira de Azevedo e Onesimo Camilo Teixeira Júnior, o Zito.

As treze músicas selecionadas são: A Volta do Boêmio (Adelino Moreira), Carinhoso (Braguinha e Pixinguinha), Meus tempos de Criança (Ataulfo Alves), Ronda (Paulo Vanzoline), As Rosas não falam (Cartola), O Velho Mar (Ascendino Zwarg), Itahvaiananas (Ernesto Zwarg Jr. e José Rosendo), Itanhaém também faz Samba (João Lucas), Sou da Praia, Sou de Itanhaém (João Carrasco), Andanças (Paulinho Tapajós, Edmundo Souto e Danilo Caymmi), Noite cheia de Estrelas (Sílvio Caldas), Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo) e Despedida (Roberto Carlos).  

Itamar Zwarg, filho do ambientalista Ernesto Zwarg Júnior, fala sobre a importância do grupo Seresteiros de Itanhaém. 

Continua depois da publicidade

“É um resgate à história, à música e às tradições culturais. Não se trata apenas de uma das cidades mais antigas do Brasil, a bela geografia e a proximidade de São Paulo, fez de Itanhaém a namorada do mar”, destaca. 

Cita ainda que a família Zwarg desembarcou na Cidade nos primeiros anos da década de 1940 e que Ernesto Zwarg fundou o jornal Correio do Litoral. Já os filhos Bruno, Ernesto e Ascendino Rocha Zwarg ao conhecerem a magia e os encantos de Itanhaém, resolveram decifrá-la em prosa e verso retratando a natureza e a beleza de suas paisagens. 

“Nesse ponto, o grupo Seresteiros, recém-formado e embrião musical remanescente da saudosa Itanhaém, é uma iniciativa positiva à namorada do mar. A Cidade sobrevive com suas tradições frente às novas tendências progressistas, sem perder o título de sua magia, de luz e cor, grinalda de princesa dos mares do sul”, conclui.   

Continua depois da publicidade

Primeira serenata

A primeira apresentação do grupo “Seresteiros de Itanhaém” está prevista para o dia 22 de abril, no aniversário de Itanhaém, das 21 às 22 horas, no centro da Cidade (com o roteiro a definir). 

A divulgação do grupo já está sendo feita no Instagram (@seresteirosdeitanhaem) e por meio de veículos locais de comunicação.  

Quem quiser fazer parte do grupo pode entrar em contato por meio do WhatsApp pelo número 11 973811115 ou por e-mail [email protected]
 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software