Diário Mais

Francisco é o último? Entenda o que diz a 'Profecia dos Papas'

Lista com os nomes dos últimos Papas da história foi prevista por São Malaquias e divulgada 450 anos depois

Luana Fernandes

Publicado em 24/02/2025 às 14:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Papa Francisco pode ser o penúltimo papa antes do Juízo Final, afirma profecia / Vatican News/Divulgação

Continua depois da publicidade

Com a saúde fragilizada do Papa Francisco e a possibilidade de um novo Conclave, as profecias de São Malaquias voltaram a viralizar nas redes sociais e criar debates entre os cristãos. A “Profecia dos Papas”, descoberta em 1595, prevê que o papa argentino seria o último antes da chegada do pontífice que veria o Juízo Final.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

São Malaquias, de fato, existiu. Nascido em 1094, na Irlanda, foi ordenado sacerdote em 1119 e em 1132 nomeado Arcebispo de Armagh. Sua amizade com São Bernardo de Claraval foi bastante profunda. Em sua segunda viagem para Roma, via Claraval, adoeceu e acabou por falecer nos braços do amigo.

Continua depois da publicidade

Somente em 1595 as supostas profecias foram reveladas, ou seja, cerca de 450 anos após supostamente terem sido proferidas. E, oportunamente, às portas de um Conclave. Mas Padre Ricardo, em um artigo em seu site, relembra: “Somente Deus sabe o dia que virá o fim. Jesus Cristo, Nosso Senhor, mandou: ‘vigiai e orai’. É isso que se espera de cada católico: que reze pelo Conclave e pelo futuro Pontífice, para que ele nos conduza à fidelidade da Igreja e, um dia, à eternidade, à casa do Pai”.

Entenda o que diz a “Profecia dos Papas”

A famosa "Profecia dos Papas" teria sido escrita em 1139, quando Malaquias passou um mês em Roma. Consta de 111 (segundo outros, 113) dísticos latinos, que tentam caracterizar a figura de cada Pontífice desde Celestino II (1143-1144) até Pedro II, que deverá presenciar o fim do mundo.

Continua depois da publicidade

Esse texto, embora seja atribuído a um autor do século XII, só se tornou de conhecimento público em 1595, quando o beneditino belga Arnoldo de Wyon o inseriu no seu opúsculo Lignum Vitae, ornamentum et decus Ecclesiae (Lenho da Vida, ornamento e glória da Igreja); nessa obra dividida em cinco tomos, Wyon enumera os monges beneditinos que ilustraram a sua Ordem, entre os quais é apresentado S. Malaquias, monge de Bangor, tido como profeta.

Os 74 primeiros dísticos da lista dos Papas, no Lignum Vitae, são acompanhados de breve comentário, da autoria do historiador espanhol Afonso Chacón, dominicano, falecido após 1601. O comentário aplica os dizeres da Profecia aos 74 Papas que governaram desde Celestino II (f 1144), um dos contemporâneos de São Malaquias, até Urbano VIII (| 1590); mostra como o conteúdo de cada oráculo se cumpriu adequadamente na figura do Pontífice ao qual é referido.

O comentário de Chacón, indicando quando (na história) começa a série dos Papas da lista, permite calcular aproximadamente a época em que se dará o fim do Papado e a segunda vinda do Senhor; assim contam-se 38 Pontífices desde Urbano VII (+1590) até o fim do mundo.

Continua depois da publicidade

João Paulo II (De labore Solis, do sofrimento do Sol) teria ainda três sucessores; o último, Pedro II, veria, com a geração dos seus contemporâneos, a consumação da história.

Confira as últimas linhas da lista de São Malaquias

101. Crux de cruce (Cruz da cruz) - Pio IX (1846-1878)
102. Lúmen in cae/o (Luz no céu) - Leão XIII (1878-1903)
103. Ignis ardens (Fogo ardente) - Pio X (1903-14)
104. Religio depopulata (Religião devastada) - Bento XV (1914-22)
105. Fides intrépida (Fé intrépida) - Pio XI (1922-1939)
106. Pastor Angelicus (Pastor angélico) - Pio XII (1939-58)
107. Pastor et Nauta (Pastor e Navegante) - João XXIII (1958-63)
108. Fios Florum (Flor das Flores) – Paulo VI (1963-78)
109.De Medietate Lunae ou Da Lua crescente (Da meia-lua) – João Paulo I (1978)
110. De Labore Solis (Do sofrimento do Sol) – João Paulo II (1978-2005)
111. Gloria olivae (Glória da Oliveira) – Bento XVI (2005-2013)
112. In persecutione extrema S. R. E. sedebit (Governará durante extrema perseguição da Santa Igreja Romana) - Francisco I (2013-...)
113. Petrus Romanus, qui pascet oves in multis tribulatíonibus; quibus transactis, civitas septicollis diruetur, et ludex tremendus iudicabit populum. Finis (Pedro Romano, que apascentará as ovelhas em meio a muitas tribulações. Passadas estas, será destruída a cidade das sete colinas e o tremendo Juiz julgará o seu povo. Fim).

A veracidade da profecia de São Malaquias

Religiosos e estudiosos divergem sobre a autenticidade da profecia. Principalmente porque o surgimento dos escritos aconteceu em um período em que a Igreja influenciava o âmbito político. Em dias atuais, há quem acredite e há quem negue que São Malaquias previu o fim dos tempos. 

Continua depois da publicidade

Alguns estudiosos apontam para as coincidências dos escritos com a descrição dos papas que passaram pela história. Já outra parcela desacredita da profecia por conta dos longos 450 anos em que não foi divulgada e também pelo momento oportuno em que surgiu.

Enquanto isso, no Vaticano, toda a atenção está voltada para o estado de saúde do Papa Francisco, que sobre com uma infecção polimicrobiana.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software