Exposição interativa e possibilita um passeio pela praia, mergulhando no mar de Iemanjá e no mundo das religiões de matriz africana / Andrea Goldschmidt/Divulgação
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira (6), será lançada a exposição virtual ‘Iemanjá em Festa’, realizada pela fotógrafa e artista multimídia paulistana Andrea Goldschmidt, que participou durante cinco anos dos tradicionais "Festejos de Iemanjá", em Praia Grande.
Ela registrou as celebrações com fotos, vídeos, músicas e depoimentos que dão visibilidade a festa e ao evento que acontece desde 1950.
Continua depois da publicidade
A exposição interativa e possibilita um passeio pela praia, mergulhando no mar de Iemanjá e no mundo das religiões de matriz africana, como a Umbanda.
A homenagem a essa orixá coincide com o evento deste ano, que acontece entre os dias 7, 8, 14 e 15 de dezembro.
Continua depois da publicidade
O projeto “Iemanjá em Festa” (www.iemanjaemfesta.com.br/), da fotógrafa e artista multimídia paulista Andrea Goldschmidt, é uma exposição virtual interativa sobre a festa em homenagem a essa orixá que acontece todos os anos, no mês de dezembro, em Praia Grande, litoral de São Paulo.
A plataforma está organizada de forma versátil para o visitante encontrar tudo em um só lugar. As ilustrações do artista Anderson Awvas formam os menus da exposição, por meio dos quais o visitante tem acesso às obras. A forma de navegação é bastante livre, o que faz com que cada internauta tenha uma experiência única, forjada pelas escolhas que vai fazendo durante a sua visita.
São três menus principais: “Quem é Iemanjá?”, “Rituais de Fé” e “Convivência”. O primeiro destaca as nuances do culto a essa divindade tão respeitada pelo povo brasileiro, os mitos e lendas que explicam quem é a Rainha do Mar e sua personalidade, como a orixá é representada e seus gostos, os presentes, alimentos e oferendas que mais a agradam. O visitante também pode responder a um questionário para descobrir o quanto dessa orixá ele tem em si mesmo.
Continua depois da publicidade
Em “Rituais de Fé”, o internauta se aprofunda nas giras da praia (muitos terreiros, muita música e muito axé na noite em homenagem a Iemanjá), pode ouvir o pai nosso umbandista e vários depoimentos, entender como é a entrega de oferendas e os pontos (músicas), e ainda sobre as memórias afetivas dos objetos pessoais das pessoas que participam ativamente da festa. Cada filho de santo apresenta os objetos que despertam sentimentos como terço de pérolas, conchas, rosa, abebê, toalha, lembranças dessa relação de fé.
O menu “Convivência” traz conteúdos que abordam as relações entre as pessoas, seja na festa, dentro da comunidade do terreiro ou entre elas e o meio ambiente.
O projeto “Iemanjá em Festa” é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Bekaert Deslee e da Savas, e é realizado pelo projeto Festas Populares Brasileiras, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Continua depois da publicidade
Para acessar a plataforma, clique aqui. (www.iemanjaemfesta.com.br/)