Anatel e Aneel são responsáveis pela fiscalização do uso de postes de energia por empresas privadas / Divulgação/Prefeitura de Jundiaí
Continua depois da publicidade
Você já deve ter passado por algum lugar do seu bairro e percebido fios pendurados, soltos e até caídos no chão. Quanto mais a tecnologia avança, mais cabeamentos de internet, energia elétrica e TV à cabo fazem parte da paisagem de rua. Mas você sabe a quem recorrer se perceber que a fiação está fora de lugar, prejudicando a passagem ou ameaçando a segurança da população?
Pois a responsabilidade é das agências reguladoras de telecomunicações (ANATEL) e de energia elétrica (ANEEL) em fiscalizar e normatizar a utilização dos postes em todo o País. As empresas e concessionárias também precisam responder pelos fios ‘bagunçados’.
Continua depois da publicidade
Segundo a Anatel, os postes são concessões públicas outorgadas à exploração por distribuidoras de energia elétrica. Pela atual legislação, as empresas de telecomunicação têm o direito de uso compartilhado dessa infraestrutura, que é pública, porém gerida e explorada comercialmente por empresas privadas.
O problema de fios soltos e pendurados em cidades de todo País gera risco não somente à população, mas também para os trabalhadores que praticam tais manutenções. Segundo Aneel, isso se deve a ocupação desordenada e a falta de condições técnicas.
Continua depois da publicidade
Para denunciar o problema na sua rua, entre em contato com as concessionárias responsáveis pela energia ou pelos serviços de telecomunicação.
Tem muito fio pendurado na sua cidade? Mande o seu relato e fotos para nosso Whatsapp.