Diário Mais

Fim da cidadania italiana para brasileiros? Lei pode mudar regras; entenda

A presença da comunidade italiana no Brasil é bem forte. Uma boa parcela da população busca a tão sonhada dupla cidadania

Igor de Paiva

Publicado em 11/10/2024 às 08:35

Atualizado em 11/10/2024 às 09:30

Compartilhe:

Vale ressaltar que quem já entrou com o pedido não sofrerá com as alterações / Pexels

A presença da comunidade italiana no Brasil é bem forte. Uma boa parcela da população busca a tão sonhada dupla cidadania. No entanto, as notícias não são muito animadoras. As autoridades italianas pretendem mudar as leis para imigração e a liberação de documentos.

Antonio Tajani, Ministério das Relações Exteriores da Itália, em visita à América do Sul, afirmou que o país europeu precisa se atualizar ao contexto do mundo e talvez mudar o pensamento utilizado nesse tipo de questão, que é o mesmo há 30 anos.

Um projeto de lei já está em tramitação em solo italiano. Criado pelo senador Roberto Menia, o PL nº 752 eleva de maneira radical as exigências para conseguir a nacionalidade. 

Em caso de aprovação da lei, o postulante precisa ser bisneto de cidadãos italianos. Somado a isto, o interessado precisa ter conhecimento na língua no nível intermediário e comprovar estadia na Itália por um ano.

Vale ressaltar que quem já entrou com o pedido não sofrerá com as alterações e as novas regras só terão validade a partir da aprovação do parlamento italiano.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vivo abre diversas vagas para programa de trainee com salário de R$ 8.300; confira

As inscrições vão até o dia 28 de outubro pelo portal de vagas da empresa

Cotidiano

PAT do Litoral de SP abre 57 vagas de emprego

Os interessados devem comparecer ao local para a retirada da carta de encaminhamento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter