Tainha é um peixe tradicional da culinária caiçara / Divulgação/Paru
Continua depois da publicidade
Os permissionários do Mercado de Peixes de Santos estão organizando o Festival da Tainha até o final de julho. E o Paru, restaurante do ex-MasterChef Dário Costa que funciona no local, não poderia ficar de fora.
Para aproveitar que nesta época do ano essa espécie de pescado é encontrada em abundância no litoral de SP, o chef criou a sua versão deste peixe tão tradicional da cultura caiçara. No restaurante, a tainha é servida inteira, assada na folha de bananeira e recheada com farofa de banana (R$ 170). Os pratos servem de duas a três pessoas.
Continua depois da publicidade
Instalado no mezanino do Mercado de Peixes, o restaurante é uma espécie de lanchonete de frutos do mar, que serve comida informal, de rua, como sanduíches, porções, peixes e frutos do mar na brasa.
Por lá também há boas opções para quem deseja preparar a própria receita. Para quem preferir preparar o peixe em casa, pode pedir a tainha crua no Açougue do Mar, por exemplo, por R$ 28 o kg, com opção de levar para casa já temperada com salsa ajillo.
Continua depois da publicidade
O Mercado de Peixes fica na Avenida Governador Mário Covas Júnior, 3.050, na Ponta da Praia, em Santos. O Paru funciona de terça a sábado, das 9 às 18 horas, e domingo, das 9 às 17 horas. Já o Mercadão funciona de terça a sábado, das 7 às 18 horas, e domingo, das 7 às 15 horas.
Continua depois da publicidade