Diário Mais

Fenômeno que congelou as ondas na Argentina pode chegar ao litoral brasileiro?

Uma séria de combinações precisam ocorrer para que o gelo marinho apareça

Da Reportagem

Publicado em 20/07/2024 às 07:25

Atualizado em 20/07/2024 às 14:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O mar "congelou" na Patagônia, litoral argentino / Reprodução/Twitter (atual "X")

Continua depois da publicidade

Nos últimos dias imagens impressionantes divulgadas nas redes sociais mostraram as ondas do mar da Patagônia, na Argentina, congeladas. Era como se o mar fosse paralisado pelo frio intenso. Mas, quais as chances do fenômeno acontecer no litoral brasileiro?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo especialistas em clima, uma série de fatores precisam acontecer para que o fenômeno, chamado de "gelo marinho", se forme. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 9 em cada 10 acreditam que mudanças climáticas afetarão a humanidade

• Ação seleciona projetos para enfrentamento de mudanças climáticas na Baixada

Em entrevista a um portal de notícias, o climatologista e pesquisador do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Francisco Aquino, disse que 4 situações devem acontecer ao mesmo tempo: a temperatura estar abaixo de 0ºC; estar em uma região costeira/litorânea rasa e isolada; ter a temperatura ambiente também baixa e sem vento e, para finalizar, as águas devem estar calmas e sem ondas.

Ou seja, são condições completamente opostas às que temos no litoral brasileiro, onde nunca se registrou temperaturas negativas, tampouco no inverno mais rigoroso.

Continua depois da publicidade

É importante explicar que as imagens captadas por centenas de pessoas na Argentina não se tratam de ondas ou de um oceano congelado, mas sim, como dito acima, de um fenômeno natural chamado de "gelo marinho", que nada mais é um acúmulo gigantesco de milhares de gotículas de água congelada.

Para finalizar, é bom ter em mente que em mar onde há a formação de ondas, não há eventos de congelamento, pois essa movimentação marítima quebra o ciclo de qualquer formação neste sentido.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software