71 baleias foram encontradas mortas neste começo do mês / Imagem de Shomilin Romina C./Pixabay
Continua depois da publicidade
Na Península Valdés, em Chubut, na Argentina, 71 baleias foram encontradas mortas neste começo do mês e os especialistas acreditam que a situação pode estar relacionada a uma toxina natural associada ao fenômeno conhecido como "Maré Vermelha".
Desse total, 53 são filhotes e 18 são exemplares adultos, de acordo com o monitoramento sanitário realizado no local.
Continua depois da publicidade
Apesar dos especialistas afirmarem que esse tipo de episódio seja natural e ocorra em todos os mares, o mais preocupante é o aumento no número de espécies encontradas sem vida, nos últimos três anos.
Em 2022 foram 13 casos, enquanto em 2023 foram 30, de acordo com as informações do Jornal Tiempo Sur.
Continua depois da publicidade
Gabriela Bellazzi, integrante da rede de encalhes e atual presidente do Conselho Deliberativo de Puerto Pirámides, explicou que esta situação parece estar relacionada a uma toxina natural associada ao fenômeno conhecido como “maré vermelha ”, isso ainda de acordo com o periódico:
"A presença desta toxina costuma estar relacionada com a primavera e o aumento da temperatura do mar. A toxina é absorvida pelos organismos que as baleias consomem e, ao filtrá-la, ficam expostas a níveis letais dessa substância", disse ela.
As baleias mortas são da espécie franca austral e, até a última quarta-feira (07), foram contados 71 cadáveres nas costas dessa região patagônica.
Continua depois da publicidade