Diário Mais

Febre entre as crianças dos anos 80, boneco do Fofão vinha com uma faca dentro?

História gerou preocupação entre os pais na época

Jeferson Marques

Publicado em 09/11/2024 às 14:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Fofão nos bastidores de uma gravação na década de 80 / Reprodução/Sérgio Savaman Savarese

Continua depois da publicidade

O Fofão foi um personagem marcante na vida de muitas crianças que viveram a década de 80 na TV brasileira. Muito alegre, divertido e carismático, o figurão ganhou um boneco exclusivo que era vendido em várias lojas no país. Todavia, uma lenda de que ele trazia a "faca do mal" dentro de seu corpo apavorou pais, mães e crianças.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Seria a 1ª grande fake news brasileira antes da internet.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ataque de fúria de Fofão traumatizou integrante da banda Balão Mágico

• Câncer mata ator Orival Pessini, criador do Fofão

Em entrevista ao apresentador Roberto Justus, na Rede Record, Orival Pessini, criador do personagem, explicou que a haste que sustentava a cabeça do boneco ao seu corpo era mole, e ali foi colocado um grande pino plástico, semelhante a uma estaca, para dar estabilidade. Alguém, segundo ele, desmontou o brinquedo e, ao ver aquilo, disse que era "a faca do mal" ou o "punhal do inferno".

A "notícia" correu praticamente todas as cidades do Brasil, e centenas de pessoas acreditavam que o boneco do Fofão trazia uma faca escondida dentro de seu corpo.

Continua depois da publicidade

Dezenas deles foram destruídos por pais mais cautelosos ou abertos por pais mais curiosos, que queriam constatar se aquilo era verdade ou não. 

Há no TikTok um vídeo recente de um desses bonecos sendo abertos e o tal pino que foi "confundido" com uma faca é mostrado com riqueza de detalhes.

Logo, conclui-se que a faca escondida dentro do corpo do Fofão, que fazia alusão à forças ocultas, não passou de uma fake news. Nunca existiu.

Continua depois da publicidade

Infelizmente Orival Pessini nos deixou no dia 14 de outubro de 2016, em São Paulo, após lutar contra um câncer metastático que começou no baço.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software