Diário Mais

Famoso 'sossega leão', medicamento some das UBS e vira raridade no Brasil

Remédio era popularmente conhecido por conseguir curar problemas de saúde em poucos minutos

Gabriel Fernandes R. O.

Publicado em 08/04/2025 às 17:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Medicamento era conhecido por conseguir curar problemas de saúde em poucos minutos / Artem Podrez/Pexels

Continua depois da publicidade

Considerado o primeiro antibiótico da história, o Benzetacil é conhecido por muitos como um verdadeiro "sossega leão", já que costuma curar infecções em pouco tempo. Apesar de sua aplicação injetável ser dolorosa, os resultados quase sempre são eficazes. No entanto, seu acesso tem diminuído nos últimos anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Descoberto em 1928 pelo cientista britânico Alexander Fleming (1881–1955), o princípio ativo do Benzetacil é a benzilpenicilina benzatina, também chamada de penicilina G benzatina.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Remédio que marcou gerações saiu de moda e chegou a ser proibido pela Anvisa

• Medicamento em fase final de testes pode retardar o Alzheimer em até 35%

Inicialmente encontrada em fungos do tipo Penicillium notatum e, mais tarde, em extratos de plantas da família Amaryllidaceae, a substância ficou conhecida por suas propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antivirais, hepatoprotectoras, antidiarreicas e analgésicas.

Utilidades

O Benzetacil é um antibiótico injetável indicado para o tratamento de infecções bacterianas causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G. Entre elas, estão inflamações de garganta, amigdalites, epiglotites, faringites, otites, sinusites, infecções de pele, sífilis e outras condições.

Continua depois da publicidade

Também é utilizado de forma preventiva no combate à febre reumática, infecção renal e endocardite.

Seu efeito costuma começar entre 15 e 30 minutos após a aplicação. Por conta da longa duração da substância no organismo,cerca de 21 dias, geralmente não é necessário o uso de antibióticos orais complementares.

Efeitos colaterais

Embora o antibiótico apresente uma "cura rápida", alguns efeitos colaterais que podem acontecer no paciente que recebeu a aplicação variam entre dor de cabeça, febre, falta de ar, diarreia, vômitos, náusea, erupção cutânea, coceira e inchaço.

Continua depois da publicidade

Já a dor causada em sua aplicação costuma ser causada por conta do grande volume e da densidade do líquido injetado, que afeta as fibras musculares. Além disso, a agulha usada na aplicação costuma ser de maior calibre.

Inclusive, existem casos onde os médicos consideram a possibilidade de aliar um anestésico ao próprio Benzetacil, para diminuir as dores de aplicação.

Ainda é aplicada?

O Benzetacil ainda é aplicado no Brasil, mas por conter penicilina, ela precisa ser injetada sempre com a supervisão de um médico, segundo a regulamentação do Centro de Vigilância Sanitária. 

Continua depois da publicidade

Inclusive, nos últimos anos ela passou a ser oferecida apenas em hospitais, ambulatórios médicos, prontos-atendimentos e unidades básicas de saúde (UBS). 

É importante destacar que a comercialização em farmácias não é proibida, mas pela falta de profissionais de plantão, não é vendida diretamente nestes estabelecimentos. Isso se dá ao fato de possíveis alergias, causadas pelos efeitos colaterais, acontecerem com o paciente minutos depois de sua aplicação.

Quem não deve tomar

O medicamento não deve ser aplicado em pacientes com histórico de alergias intensas e asma. Com grávidas, a aplicação deve ter bastante cautela, e em hipótese nenhuma deverá ser aplicada em pessoas com alergia à penicilina. 

Continua depois da publicidade

Lembre-se que qualquer dúvida de aplicação ou sentir alguns dos sintomas citados na matéria, procure um atendimento médico. 

Biotônico Fontoura

Se você cresceu na década de 1990 e 2000, é bem provável que já tenha ouvido falar, ou até mesmo tomado, o famoso Biotônico Fontoura. Esse remédio marcou gerações, sendo presença constante nas casas brasileiras por décadas

Mas o que muitos não sabem é que ele também fez sucesso fora do país, chegando até a ser usado em outros lugares como uma forma de burlar leis de proibição de álcool.

Continua depois da publicidade

*Com informações da Veja Saúde

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software