Parque recebeu pela UNESCO o reconhecimento de Patrimônio Natural da Humanidade / Antônio Milena/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Encantando seus visitantes com paisagens únicas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um espetáculo natural. Com uma área que se estende por mais de 155 mil hectares, foi recentemente declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
Famoso por suas dunas de areia branca e lagoas sazonais, o parque é um ponto de encontro de diferentes biomas, como o Cerrado, a Caatinga e a Amazônia, que contribuem para sua rica biodiversidade.
Continua depois da publicidade
Criado em 1981 e situado a aproximadamente 250 quilômetros de São Luís, a capital do Maranhão, o parque disponibiliza aos visitantes uma experiência turística única, pois sua natureza se mostra da forma mais pura.
O nome "Lençóis Maranhenses" é derivado da aparência das dunas de areia, que, ao serem vistas de cima, assemelham-se a lençóis brancos estendidos. Inclusive, este fenômeno é um dos grandes atrativos do parque.
Continua depois da publicidade
Já as dunas e lagoas são formadas pela ação dos ventos e das chuvas, que criam um cenário natural de rara beleza.
Sua área é tão grande que poderia abrigar por completo toda a cidade de São Paulo. As noites no parque são belas, pois o céu é repleto de estrelas devido à baixa poluição luminosa.
Durante a estação chuvosa, milhares de lagoas se formam entre as dunas, criando um espetáculo visual único.
Continua depois da publicidade
Para visitar o Parque, a maioria dos turistas opta pelas cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão como pontos de partida. Esses municípios oferecem infraestrutura turística e são as principais portas de entrada para o parque.
Alternativamente, as cidades de Humberto Campos e Primeira Cruz também possuem acesso ao parque. Já os aeroportos mais próximos são o São Luís, no Maranhão, e o Parnaíba, no Piauí, que facilitam a chegada de visitantes de outras regiões.
Considerada a única Capital do Brasil a receber o reconhecimento concedido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Fundação Arbor Day, Campo Grande foi eleita pelo sexto ano consecutivo como uma das cidades mais arborizadas do mundo.
Continua depois da publicidade
Anunciado no último dia 12 de março, pela própria Prefeitura do município, o título de Tree City of the World ("Cidade Árvore do Mundo") é concedido para cidades que seguem diversos critérios rigorosos, como ter um órgão dedicado à gestão das árvores.