Diário Mais

Extintor de incêndio ainda pode causar multa aos motoristas; entenda

Condutores ainda devem se atentar na utilização devida do objeto

Gabriel Fernandes

Publicado em 15/10/2024 às 20:50

Compartilhe:

Mesmo de uso opcional em alguns veículos, objeto pode gerar multas graves aos condutores / Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Mesmo de uso opcional em veículos de passeio e utilitários, mas obrigatório em caminhões e veículos de grande porte com passageiros ou produtos inflamáveis, o extintor de incêndio pode acarretar sérias multas ao condutor.

De acordo com a Resolução 556/2015, o extintor deve estar carregado obrigatoriamente com a carga de pó químico do tipo ABC. Essa especificação é ideal para combater incêndios em materiais sólidos e líquidos, assim como equipamentos energizados, pois controla as chamas e interrompe a cadeia de combustão e não conduz eletricidade.

Além deste detalhe, a fiscalização verifica se ele está dentro do prazo de validade de 5 anos, a integridade do lacre, o indicador de pressão, a ausência de pontos de ferrugem, a presença de marca de conformidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), amassados e outros danos e principalmente o local de instalação do extintor, que deve estar devidamente fixado. 

Caso seja constatado qualquer um destes problemas, o condutor pode ser autuado com infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos no prontuário e retenção do automóvel até a respectiva regularização.

Obrigatoriedade pode voltar

De autoria do deputado Moses Rodrigues (MDB/CE), o Projeto de Lei 159/2017, tenta trazer a volta da obrigatoriedade do extintor de incêndio para todos os veículos, ainda está em tramitação no Congresso.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Estradas até São Paulo tem 11 km de congestionamento

Informação foi compartilhada pela Ecovias

Cotidiano

Atrasou! Balsa tem demora e usuário é prejudicado; saiba mais

Todas as embarcações cumprem um cronograma de manutenção preventiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter