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Estrada foi construída para desafogar balsa no litoral de SP; conheça

Com aproximadamente trinta quilômetros de extensão, a estrada foi inaugurada na década de 1970

Fábio Rocha

Publicado em 23/12/2024 às 21:51

Atualizado em 23/12/2024 às 22:06

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A construção da Cônego Domênico Rangoni visou não apenas a melhoria no fluxo de veículos / Divulgação

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A Rodovia Cônego Domênico Rangoni, conhecida também como Piaçaguera-Guarujá, destaca-se como uma das mais importantes e extensas rodovias do estado de São Paulo. Com aproximadamente trinta quilômetros de extensão, a estrada foi inaugurada na década de 1970.

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A estrada tinha um objetivo fundamenta, que era aliviar o congestionamento das balsas que faziam a travessia entre Santos e Guarujá. A necessidade de uma alternativa eficaz ao transporte aquaviário surgiu devido ao desgaste e à limitação das balsas existentes na época. 

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A construção da Cônego Domênico Rangoni visou não apenas a melhoria no fluxo de veículos, mas também a integração de regiões industriais estratégicas, como o complexo petroquímico de Cubatão.

A rodovia começa na Rodovia dos Imigrantes e serpenteia por um dos corredores industriais mais significativos do estado, passando por importantes instalações como a COSIPA (atualmente USIMINAS), Braskem e Unipar Carbocloro. 

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Um dos marcos notáveis da Cônego Domênico Rangoni é o Túnel dos Quilombos, que representa uma das obras de engenharia mais desafiadoras e impressionantes da rodovia.

Atualmente, a gestão da estrada está a cargo da empresa Ecovias, que possui a concessão por um período de vinte anos. Esta concessão inclui a manutenção e a operação da rodovia, além de melhorias contínuas para garantir a eficiência e segurança do tráfego.

Curiosidade

A construção da Rodovia Cônego Domênico Rangoni envolveu um enorme volume de terra, transportado por uma impressionante quantidade de caminhões. 

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Para criar a infraestrutura necessária na região de mangue onde a estrada foi construída, foram realizadas cerca de vinte mil viagens, cada uma carregando em média dez toneladas de terra. 

Para se ter uma ideia da magnitude desse esforço, o volume total de terra transportado seria suficiente para encher o Estádio do Maracanã, o maior estádio de futebol do Brasil.

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