A medida contempla mais de 16 milhões de idosos e 3,4 milhões de PCDs / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Motoristas portadores de deficiência ou maiores de 60 anos agora podem contar com a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo. O serviço já está disponível nesta sexta-feira (25), no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A medida contempla mais de 16 milhões de idosos e 3,4 milhões de PCDs.
Continua depois da publicidade
Antes emitida pelos estados e municípios, a credencial precisava ser impressa para exibição no painel do veículo. Agora, passa a ser digital e terá validade em todo o território nacional.
Para o cadastramento, não há necessidade do condutor se deslocar, pois é totalmente online. Ainda assim, o beneficiário poderá optar pela versão impressa, se preferir.
Continua depois da publicidade
Em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a iniciativa parte da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Para as pessoas com deficiência, a autorização é mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. Já para os idosos, o documento é vitalício.
A ação busca promover a digitalização dos serviços públicos, com foco no cidadão, e está alinhada às diretrizes da Estratégia Federal de Governo Digital 2024-2027.
Continua depois da publicidade
Só é possível vincular a versão digital da credencial a um veículo, que pode ser alterado a qualquer momento.
Para emitir e vincular a Credencial no app CDT, o processo começa acessando a seção “Condutor” e escolhendo entre as opções de Credencial de Estacionamento: Idoso ou PCD.
A emissão requer a aceitação dos termos e a credencial será validada por meio de registros específicos, como Renach para idosos e integração com órgãos para PCDs.
Continua depois da publicidade
Para vincular, escolha entre “veículo próprio” ou “de terceiro”. No caso de terceiros, informe os dados necessários.
O proprietário deve aceitar a solicitação no app para finalizar o vínculo. Abaixo está um passo a passo mais completo, mas você também pode conferir o tutorial diretamente no Portal de Serviços da Senatran.
Continua depois da publicidade