Diário Mais

Estabelecimentos podem cobrar pelo uso do banheiro durante o Carnaval?

A maior festa popular do país leva centenas de pessoas para as ruas, e todas com necessidades fisiológicas

Jeferson Marques

Publicado em 28/02/2025 às 12:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Estabelecimentos comerciais podem cobrar taxa para uso do banheiro no Carnaval? / Foto de Tolga Ahmetler/Pexels

Continua depois da publicidade

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil e leva centenas de milhares de pessoas às ruas. São bloquinhos, grupos e temáticas que garantem a alegria dos foliões. Mas, como seres humanos, eles têm necessidades fisiológicas e, em algum momentos, precisarão usar o banheiro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A grande questão é sobre o uso dos banheiros dentro de estabelecimentos comerciais. Eles podem ou não podem cobrar dos foliões taxas ou valores nessa época do ano? A resposta é: depende.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Confira as praias próprias para banho e curta ao máximo o Carnaval do litoral de SP

• Pela primeira vez na historia, metrôs de SP ficarão abertos por 24h no Carnaval

• Confira 15 lugares do Litoral de SP para 'petiscar' durante o Carnaval

Em entrevista ao Uol, Jesualdo Almeida Júnior, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP, disse que o consumidor que esteja consumindo dentro do estabelecimento ou já esteja em uma fila de espera, por exemplo, tem o direito de usar o banheiro do local sem pagar nada a mais por isso.

Agora, quando estamos falando de foliões que não consomem no lugar, mas querem usar o banheiro, a cobrança e taxas e valores pode ser feita, desde que os preços não sejam abusivos.

Continua depois da publicidade

Jesualdo explica que moradores podem oferecer o banheiro de suas casas aos foliões, e também cobrar valores por isso.

É importante lembrar que algumas cidades colocam banheiros químicos no trajeto dos blocos, assim como outras proíbem que se urine na rua, o que pode acarretar em prisão e multa.

E se você está vindo passar o feriado no litoral de SP, veja a relação de praias que estão próprias para o banho de mar.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software