Diário Mais

Tristeza: Espécie de Maçarico-de-bico-fino é considerada mundialmente extinta

A notícia foi publicada em um artigo nesta segunda (18) e abalou birdwatchers e simpatizantes das aves de todo o mundo

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 20/11/2024 às 18:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A espécie era migratória e transitava entre o norte da África, oeste da Ásia e Europa continental / Reprodução/Wikipédia

Continua depois da publicidade

O Maçarico-de-bico-fino (Numenius tenuirostris) - não confundir com o Calidris bairdii -   foi considerado mundialmente extinto. A notícia foi publicada em um artigo nesta segunda (18) e abalou birdwatchers e simpatizantes das aves de todo o mundo. A última aparição confiável e conhecida desta espécie foi em 1995, no Marrocos, há quase 30 anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A espécie era migratória e transitava entre o norte da África, oeste da Ásia e Europa continental. Havia rumores da presença dela no leste da Europa, mas os pesquisadores comprovaram que as evidências não estavam corretas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nove espécies de aves migratórias entram em lista de Ameaçadas de Extinção; saiba mais

O curador sênior de pássaros no Museu de História Natural, Alex Bond, disse ao site curlewaction.org que a preocupação começou quando o maçarico parou de retornar ao seu principal local de inverno, o que motivou as buscas:

“Quando o maçarico-de-bico-fino parou de retornar ao seu principal local de inverno, em Merja Zerga, Marrocos, houve um grande esforço para tentar localizá-lo em áreas de reprodução. Várias expedições, centenas de milhares de quilômetros quadrados pesquisados e tudo isso que apareceu, infelizmente, não é nada. Eles estão extintos. E provavelmente foram extintos muito perto ou logo depois de 1995”, disse.

Continua depois da publicidade

Instituições de conservação como a Royal Society for the Protection of Birds, a BirdLife International, a Naturalis Biodiversity Center e o Museu de História Natural anunciaram a extinção do pássaro. Foram analisados 1.400 possíveis registros das aves, mas a fotografia de 1995 foi mesmo o último registro do maçarico-de-bico-fino.

“Esta é a primeira extinção global conhecida de uma ave da Europa continental, Norte da África e Ásia Ocidental. Isso aconteceu em nossas vidas. Como podemos esperar que os países fora da Europa dêem um passo em defesa da sua espécie quando os nossos países comparativamente ricos falharam?”, frase de Nicola Crockford.

Vale lembrar que, recentemente, o Diário do Litoral publicou que “Nove espécies de aves migratórias entram em lista de Ameaçadas de Extinção”, o que mostra que a situação não está nada boa e que medidas devem ser tomadas.

Continua depois da publicidade

Por que ela sumiu?

Não há muita informação a respeito desta espécie, descrita pela primeira vez no século 20 pelo russo,  Valentin Ushakov, mas algumas hipóteses podem esclarecer essa pergunta:

- Os ninhos das aves eram feitos no chão e, a cada estação do ano, esses pássaros botavam até 4 ovos. Talvez, por isso, a espécie não formava populações grandes.

- Caça desta espécie para venda.

Continua depois da publicidade

- Expansão da atividade agrícola no território da antiga União Soviética.

- Transformação de diversos locais em pastagens.

- Aquecimento global.

Continua depois da publicidade

Veja um Vídeo do Maçarico-de-bico-fino, feito em janeiro de 1994 em Merja Zerga, Marrocos, por Andy Butler. Overlaid é a única gravação conhecida da chamada do maçarico-de-bico-fino, também feita em Merja Zerga, Marrocos, mas por Adam Gretton.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software