Diário Mais

Entenda a preocupação de especialistas com o clima no mundo após chover no Saara

O fenômeno foi causado após o maior temporal dos últimos 50 anos atingir a região ao sudeste do Marrocos

Luna Almeida

Publicado em 15/10/2024 às 16:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O fenômeno foi causado após o maior temporal dos últimos 50 anos atingir a região ao sudeste do Marrocos / AP/dpa/picture alliance

Continua depois da publicidade

Com cerca de cinco mil quilômetros e 56 milhões de metros quadrados de área desértica, além de quase nenhuma chuva, o Deserto do Saara é um dos ambientes mais hostis do mundo. E justamente por isso, ninguém espera ver uma inundação nele.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o meteorologista da Universidade de Grenoble (França), Jonathan Wille, um deserto é qualquer lugar com menos de 50 milímetros de precipitação por ano. O que significa que não há praticamente nada de chuva, e por isso a inundação do Saara foi tão chocante.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba como chuva no Deserto do Saara pode gerar impacto no Brasil

O fenômeno foi causado após o maior temporal dos últimos 50 anos atingir a região ao sudeste do Marrocos. O Governo marroquino afirma que no final de setembro choveu, em dois dias, mais do que o previsto para o ano inteiro.

A forte chuva acabou provocando uma espécie de inundação no Saara, formando grandes lagoas entre as dunas. A tempestade foi tão intensa que era possível perceber troncos de palmeiras com água pela metade em alguns locais.

Continua depois da publicidade

Entretanto, houve também algumas cidades beneficiadas pela chuva. Tata, em Marrocos, sofria com a seca há quase seis anos. Enquanto em Tagounite, o famoso lago Iriki teve seu nível de água aumentado após chover mais de 100 milímetros em apenas 24 horas. Foi a primeira vez que isso ocorreu em 50 anos.

O fenômeno pode ter sido causado por mudanças climáticas? Até o momento, não há uma resposta definitiva por parte dos meteorologistas. O que se sabe até o momento é que foi uma tempestade extratropical.

Ainda não é possível definir se este acontecimento se repetirá ou se as chuvas que ocorreram ajudarão a aliviar a seca.

Continua depois da publicidade

Para alguns especialistas, essa inundação pode mudar o clima da região, pois com as grandes concentrações de água, o ar tende a ter mais umidade. Inclusive, devido ao calor na região, a água irá evaporar e causar possíveis novas tempestades.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software